Qual é o melhor pasto para gado de cria na região de Jataí-GO?

Em resposta a pecuarista do interior de Goiás, agrônomo ressaltou quais características tem o melhor pasto para gado de cria, como porte e capacidade de rebrota

Qual o melhor pasto para gado de cria? Foi o que perguntou o telespectador Ernandes Vieira Barbosa, de Jataí, no estado de Goiás.

De antemão, a resposta veio com o engenheiro agrônomo Wagner Pires, consultor do Circuito da Pecuária. Segundo alertou o especialista, o criador deve pensar, em primeiro lugar, no animal recém-nascido. “É muito importante que você sempre pense no bezerro que acaba de nascer. Porque, sem dúvida, ele é o ser vivo mais vulnerável”, justificou.

Em seguida, Pires elencou as características que o melhor pasto para gado de cria deve ter. “O bezerro é pequeno. Portanto, o capim não deve ser de porte alto. Deve ser um capim que cresce baixo, em que o vaqueiro consiga enxergar mesmo que esse bezerrinho esteja deitado, dormindo. […] O vaqueiro precisa ver o bezerro ali perto da mãe porque, às vezes, a vaca está um pouco longe e o bezerrinho está para o outro lado”, ilustrou.

Nesse sentido, o agrônomo apresentou algumas variedades que podem cumprir a tarefa. “Você pode trabalhar com Massai, com uma Brachiaria humidicola, que é muito boa. O próprio Marandu é um braquiária boa. Você pode manejá-lo mais baixo em virtude da taxa de lotação e atingir esse objetivo”, exemplificou.

PLANEJAMENTO FORRAGEIRO

Além disso, o consultor lembrou de uma característica importante para esse melhor pasto para gado de cria. “Esse piquete ou essa área deve estar muito bem preparada em termos de nutrição. Isso porque normalmente a estação de cria dura em torno de três, quatro, chegando a até cinco meses, dependendo da fazenda. Então é muito importante que a pastagem esteja preparada para aguentar o rojão e a rebrota seja rápida. Aí, no caso, a Humidicola é campeã em relação a isso”, sustentou.

Em conclusão, Pires acrescentou algumas informações para o produtor ponderar durante a escolha da variedade. “É claro, em termos de valor nutritivo da, forragem a Humidicola perde um pouco. Porém, nós temos o Braquiarão, que é muito bom. O Massai é muito bom. Mas sempre atentando ao conforto do bezerro”, reforçou.

ENVIE A SUA DÚVIDA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta para o especialista. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, assista em vídeo a resposta completa do especialista sobre o melhor pasto para gado de cria na região de Jataí-GO: