Qual é o melhor cruzamento para vacas Simental Leiteiro na Bahia?

Dúvida a respeito do cruzamento para gado Simental Leiteiro veio de telespectador de Iuiu-BA; zootecnista salientou que produção de leite deve estar aliada à rusticidade

O telespectador Vanderson Rodrigues Moreira, de Iuiu, no estado da Bahia, perguntou qual o melhor cruzamento e o melhor sêmen para seu gado Simental Leiteiro.

Antecipadamente, o zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics, lembrou da origem do gado Simental. “O Simental é uma raça criada lá na Suíça. O nome Simental veio porque ela era criada muito perto do Rio Simen”, revelou.

“Essa raça, hoje, está presente em todos os continentes. É uma raça de precocidade, de ganho de peso, e ela é de dupla aptidão. Mas ela veio lá da Suíça”, acrescentou Marquez em seguida.

Logo depois, o zootecnista indicou a melhor forma de aumentar o potencial do gado cruzado com Simental Leiteiro. “Vários estudos já mostraram […] um cruzamento com raças distantes geneticamente vai proporcionar uma maior heterose para esses animais, buscando a precocidade, o vigor, o ganho de peso com a rusticidade aqui no nosso País, principalmente na Bahia”, justificou.

“Então a gente está utilizando as raças zebuínas para a gente fazer os melhores cruzamentos”, explicou.

Em outras palavras, Marquez confirmou que o produtor baiano deve buscar o gado Zebu para atingir seu objetivo na mistura com o gado Simental Leiteiro.

“ Portanto, se a gente quer produzir leite e maximizar essa aptidão do Simental para produzir leite, a gente vai utilizar raças (zebuínas) de produção de leite. A mais usada hoje dentro do Zebu é o Gir Leiteiro”, orientou.

“Então, quando a gente pega Gir leiteiro e Simental Leiteiro, a gente faz uma F1 com alta produção”, reforçou o zootecnista.

+ O que esperar da cruza do Simental dupla aptidão com vacas Girolando?

RESULTADOS NA PRÁTICA

Segundo Marquez, o cruzamento do Gir com gado Simental Leiteiro já está bem difundido no Brasil. “Vários produtores de São Paulo e Minas Gerais já fazem esse cruzamento e já estão produzindo muito leite com vacas de porte um pouco mais mediano, muito rústicas, muito fortes para carrapato, fortes para doenças de casco. E elas estão com a precocidade que o Simental traz neste cruzamento”, detalhou.

Além disso, Marquez apontou que o produtor também aproveita bem os machos frutos do cruzamento de Simental Leiteiro com Gir Leiteiro. “E aproveita-se muito bem os machos. Então, na minha opinião, o melhor cruzamento é com Gir Leiteiro nessa situação”, constatou.

ESCOLHA DO SÊMEN

Finalmente, o especialista falou sobre a escolha do sêmen para enxertar o gado Simental Leiteiro. Conforme opinou Marquez, o criador pode escolher tanto os touros já provados quanto os reprodutores mais jovens com avaliação genômica.

“Qual é o melhor sêmen? É o de touros provados da raça Gir Leiteiro para utilizar neste cruzamento. E também hoje eu não tenho medo de falar do uso de touros jovens, que estão inscritos nos programas de melhoramento genético. Esses touros passaram pelas avaliações genômicas, fazendo uma pré-seleção muito forte para se ter os melhores produtos jovens no mercado”, assegurou.

ENVIE A SUA PERGUNTA

Enfim, qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de leite? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, veja a participação completa do zootecnista Guilherme Marquez no quadro Giro do Boi Responde, que está disponível no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil