No Giro pelo Brasil desta quinta, dia 24, o originador William Romera prestou homenagem aos pecuaristas que produzem gado de cruzamento industrial para o Protocolo 1953. Romera ressaltou que além da carne de qualidade, os produtores recebem os prêmios referentes ao programa.
“Primeiramente eu quero homenagear a todos que produzem esse animal de qualidade, que acreditam no Protocolo 1953. Certamente eles têm uma remuneração específica para esse tipo de produção. Além disso, quero enfatizar o Protocolo 1953. É um protocolo que se montou com muita base, pensando em produzir carne de qualidade. É um protocolo que vale para machos castrados e novilhas”, comentou.
MODELO DE BONIFICAÇÃO
Em resumo, veja pelo quadro abaixo como o gado de cruzamento industrial se classifica para o Protocolo 1953 nas indústrias Friboi:
Além disso, Romera salientou também que o protocolo premia criadores de diversas raças. “Eu queria enfatizar que o 1953 não foca somente em uma raça. Ele foca em pelo menos 50% de raças taurinas, sejam elas de corte, sendo britânicas, continentais ou adaptadas. Então aí entram N raças que fazem o cruzamento com a nossa raça-mãe, o Nelore, trazendo animais de qualidade, uma carne excepcional”, acrescentou o comprador de gado.
Nesse sentido, Romera detalhou o perfil de cada categoria do gado de cruzamento industrial para o Protocolo 1953. “Machos sempre castrados, animais de até quatro dentes. E fêmeas também até quatro dentes. […] As novilhas acima de 16@ entram com a base do preço de macho, fora a bonificação. […] Você pega esse spread do preço do macho e da fêmea, mais todo o prêmio do Protocolo 1953. Ele chega a dar uma oportunidade de R$ 13 por arroba”, comentou.
PRECOCE MS
Juntamente com o prêmio do Protocolo 1953, as fêmeas podem receber bônus especial em MS. “Em Mato Grosso do Sul, nós não podemos esquecer o programa Precoce MS. Assim, nós podemos falar tranquilamente em possíveis R$ 20 por arroba”, destacou Romera.
Segundo o originador, os abates do gado de cruzamento industrial do Protocolo 1953 em MS ocorrem na Unidade I do Friboi na capital Campo Grande. As escalas rodam sempre às segundas e quartas-feiras. Atualmente, os originadores estão montando a escala para a segunda quinzena de março, informou. Portanto, daí vem a importância de programar o envio dos lotes com antecedência.
Por fim, veja as informações completas sobre o Protocolo 1953 em MS: