GIRO DO TEMPO

Previsão estendida: fim do ano tem chuva moderada e variação térmica. Saiba mais

Prognóstico climático aponta para um final de ano com condições favoráveis no sul e calor intenso no centro do Brasil

Previsão estendida: fim do ano tem chuva moderada e variação térmica. Saiba mais
Previsão estendida: fim do ano tem chuva moderada e variação térmica. Saiba mais

O meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, revelou à audiência do Giro do Boi um panorama climático para os últimos meses do ano. De acordo com Müller, o final de 2024 deve ser marcado por chuvas moderadas e variações térmicas, especialmente na região sul do Brasil, trazendo condições favoráveis para o desenvolvimento agrícola e a recuperação das pastagens. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Em outubro, o sul do Brasil, especialmente a região norte do Rio Grande do Sul, deve receber cerca de 120 mm de precipitação, mantendo a umidade do solo em níveis ideais.

Novembro seguirá com padrões semelhantes, apresentando grandes amplitudes térmicas e precipitação na casa dos 100 mm.

Para dezembro, a expectativa é de um mês mais seco, com temperaturas variando entre 14 e 26 graus e chuvas reduzidas para 40 a 50 mm. Apesar disso, o acumulado dos meses anteriores deve sustentar o crescimento das culturas sem impactos negativos significativos.

Condições no restante do País

Enquanto o sul experimenta essa variabilidade, grande parte do Brasil central permanece quente e seco, com máximas batendo os 38 graus, especialmente no Tocantins e outras áreas da tríplice divisa do Centro-Oeste, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo.

A frente fria que avança trará chuvas para Santa Catarina, litoral de São Paulo, e sul de Mato Grosso do Sul, mas o risco de focos de incêndio se eleva em áreas secas do Brasil central, onde praticamente não chove em setembro.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Perspectivas climáticas para outubro

Para a porção central do país, a promessa de chuva é apenas a partir de outubro, quando as condições devem começar a mudar lentamente, trazendo um equilíbrio tão necessário à região. Até lá, os produtores devem se preparar para enfrentar desafios associados ao clima quente e seco.

Este prognóstico sugere que, embora as condições climáticas sejam favoráveis ao sul, outras regiões devem se preparar para mitigar riscos até que as chuvas se tornem mais frequentes.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.