GIRO DO TEMPO

Previsão é de rajadas de vento e chuva forte em áreas de pasto. Saiba onde e quando

Alerta climático destaca temporais no Centro-Oeste e avanço da chuva para São Paulo e Nordeste nos próximos dias. Assista ao vídeo

Previsão é de rajadas de vento e chuva forte em áreas de pasto. Saiba onde e quando
Previsão é de rajadas de vento e chuva forte em áreas de pasto. Saiba onde e quando

A previsão do tempo desta segunda-feira (14), apresentada pelo meteorologista Arthur Müller no quadro Giro do Tempo, do Canal Rural, chama a atenção do produtor rural: rajadas de vento e chuva forte estão previstas para importantes regiões pecuárias nas próximas semanas. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão do tempo completa.

A combinação de uma frente fria com linhas de instabilidade deve intensificar o volume de precipitações em áreas estratégicas para o desenvolvimento das pastagens e da segunda safra.

Temporais e ventos intensos no Centro-Oeste

Entre os dias 20 e 27 de abril, e também na primeira semana de maio, estão previstas chuvas fortes acompanhadas de rajadas de vento principalmente no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e centro-norte de Goiás.

Essas condições podem atrapalhar o andamento dos trabalhos no campo, como manejo, aplicação de insumos e colheita, exigindo atenção redobrada por parte do pecuarista.

Chuva forte e contínua em Rondônia e Pará

O volume de chuva nos próximos 30 dias pode superar 150 mm em Rondônia, especialmente na região de Vilhena, onde os acumulados continuam altos.

O mesmo padrão se repete no Pará, beneficiando a recuperação das pastagens e o desenvolvimento do milho segunda safra, mas também exigindo cuidados com erosão e acesso às áreas produtivas.

Interior de São Paulo volta a ter bons volumes

No interior paulista, que vinha com tempo mais seco, o cenário começa a mudar entre os dias 17 e 21 de abril, quando são esperados de 50 a 80 mm em apenas cinco dias.

Essa mudança será benéfica para as pastagens mais castigadas pela estiagem recente, principalmente em propriedades de pecuária extensiva.

Chuva avança para o Nordeste

A frente fria também colabora para a chegada de boas chuvas no estado da Bahia, o que representa uma ótima notícia para os produtores nordestinos, que enfrentam períodos frequentes de déficit hídrico.

As precipitações ajudam na manutenção das áreas de pasto e aliviam o estresse hídrico do rebanho.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Fique atento à previsão

Segundo o meteorologista Arthur Müller, o final de abril será decisivo para o manejo de pastagens e o planejamento do confinamento.

Produtores devem considerar as previsões para otimizar o uso de insumos e garantir que os animais aproveitem o máximo da forragem disponível, sem colocar a operação em risco por causa de eventos climáticos severos.

“Temporais, vento forte e chuvas localizadas estão no radar das próximas semanas. O produtor que acompanhar de perto essas previsões pode reduzir perdas e aproveitar melhor os períodos de tempo firme”, destacou Müller.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.