Nesta quinta-feira, 6 de junho, o meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural, apresentou um prognóstico climático exclusivo para o site do Giro do Boi. No quadro Giro do Tempo, Müller traz detalhes sobre as condições meteorológicas para os próximos 30 dias, com destaque para a região do Rio Grande do Sul e outras áreas do País. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão detalhada.
Para Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, é previsto tempo firme nos próximos 10 dias. No entanto, uma nova frente fria se aproximará, trazendo chuvas acumuladas em torno de 30 mm, o que contribuirá para manter a umidade do solo.
Não há previsão de alagamentos ou enchentes devido à baixa intensidade das precipitações.
As temperaturas máximas no estado devem chegar a 25-27°C na primeira quinzena de junho, caindo para 8-9°C por volta dos dias 15 e 16, sem risco de geada. A amplitude térmica pode causar estresse térmico no gado confinado.
Frentes frias e previsão de chuvas
A frente fria que avançou sobre o Brasil Central continua se deslocando para o sul do Nordeste, sem previsão de chuvas volumosas.
Em Boa Vista, Roraima, a previsão é de trovoadas na quinta-feira, seguidas de dias chuvosos com máximas de 30°C.
No Centro-Sul do país, incluindo o interior do Nordeste, o clima se mantém ensolarado, com chuvas concentradas no leste do Nordeste e no Centro-Norte da região Norte.
Calor e risco de incêndios
O calor intenso deverá predominar nos próximos 15 dias no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Norte e Centro-Oeste, com temperaturas máximas entre 35 e 36°C.
Esse cenário aumenta o risco de focos de incêndio, especialmente no Centro-Sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e Goiás, áreas que não devem receber chuvas nos próximos cinco dias.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.