Por trás das lentes: fotógrafo retrata a evolução da pecuária

Confira a entrevista com José Marinho Peres, mais conhecido como Zezinho Peres, um dos ícones da fotografia do agro brasileiro

O carioca José Marinho Peres, 67 anos, é formado em engenharia agronômica, já foi até produtor e dirigente de entidade rural, mas foi no mundo da fotografia que ele fez sua história ao retratar a evolução da pecuária brasileira.

Mais conhecido por Zezinho Peres, o profissional testemunhou inúmeras mudanças no campo, ao longo de sua trajetória.

“Comecei a fotografar aos 14 anos, mas exerci a profissão de engenheiro agronômo por 18 anos”, diz Peres.

Ele participou do programa Giro do Boi desta terça-feira, 9, para falar de sua trajetória.

O agro nas veias do fotógrafo

Cenas do agro captadas pelo fotógrafo Zezinho Peres. Foto: Zzn Peres
Cenas do agro captadas pelo fotógrafo Zezinho Peres. Foto: Zzn Peres

A fotografia surgiu como um tipo de hobby para ele. Peres inclusive ajudava o pai, jornalista, com fotos para os artigos que escrevia justamente sobre o agro.

No entanto, antes mesmo de adotar a fotografia como profissão, Peres foi, além de engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), produtor de grãos como feijão e milho, cultivava seringueiras e também produzia leite.

“Fui campeão com o gado Guzerá em Uberaba, no primeiro campeonato do Torneio Leiteiro da raça Guzerá”, diz Peres.

De olho na evolução do campo

Cenas do agro captadas pelo fotógrafo Zezinho Peres. Foto: Zzn Peres
O fotógrafo Zezinho Peres reúne um acervo de mais de 2 milhões de fotos do agro em sua carreira. Foto: Zzn Peres

O fotógrafo conta cerca de 2 milhões de fotos em sua trajetória pelo agro. O trabalho fez com que ele testemunhasse as evoluções, especialmente na pecuária.

Entre as mudanças captadas por ele foi a evolução do comércio de bovinos de genética que saíram dos currais para as telas da tevê, e para os recintos como os de Uberaba (MG).

“Quando o leilão chegou em Uberaba, o evento virou um show de multimídia e um show espetacular com som, imagem, luz, fumaça de gelo seco e toda uma tecnologia de venda de gado”, diz Peres.

Paixão por retratar a história do campo

Cenas do agro captadas pelo fotógrafo Zezinho Peres. Foto: Zzn Peres
Cenas do agro captadas pelo fotógrafo Zezinho Peres. Foto: Zzn Peres

Foi a paixão pela fotografia que fez o carioca se dedicar totalmente a essa área, se profissionalizando e ganhando a fama por onde passava.

“Se não tiver a paixão, se não tiver o amor, pois o amor é a mola propulsora para você acordar mais cedo, para você estudar, para você chegar em casa abrir as fotos que tirou ver onde errou e acertou”, diz Peres.

[Best_Wordpress_Gallery id=”1256″ gal_title=”Zezinho Peres”]

Foi nesse constante hábito de aperfeiçoamento que o fotógrafo foi se desenvolvendo na área.

Confira na íntegra a entrevista com Peres no vídeo acima, e confira as dicas importantes para um bom registro fotográfico no campo. Siga o trabalho do fotógrafo por suas redes sociais @zznperesoficial e https://www.facebook.com/ZznPeres.