O pelo do lombo e orelhas da minha terneira está caindo. Pode ser reação a medicamento?

Preocupada com a situação, criadora de São Gabriel, no interior do Rio Grande do Sul, enviou fotos de sua bezerra; confira a resposta do médico veterinário

Uma pecuarista do interior gaúcho, da cidade de São Gabriel, enviou uma foto de uma bezerra à produção do Giro do Boi. A criadora Emily disse estar preocupada com a terneira porque o pelo na região do lombo e das orelhas está caindo. A produtora disse que acredita que pode ser uma reação a algum medicamento.

Para atender a Emily, o Giro do Boi consultou o médico veterinário André Pacheco, gerente técnico de pecuária da MSD Saúde Animal.

“Pela foto, a gente observa realmente que há uma reação que pode ter ocorrido por diversas causas. Pode ser por exposição ao carrapato, porque muitas vezes esse tipo de gado pode apresentar alguma reação cutânea. Pode ter sido também a aplicação de algum medicamento”, confirmou Pacheco.

“É relevante a gente saber um pouco do histórico para avaliar o que pode ter sido a causa, mas daqui para diante, o importante é ficar atento aos sinais dessa terneira, ver se ela vai melhorar, se ela vai evoluir. Caso ela piore, casos esses sintomas não passem, é importante chamar o médico veterinário para fazer uma avaliação clínica mais precisa e também fazer a prescrição de algum medicamento para o tratamento”, sugeriu.

Leia também:

+ Nada de usar óleo queimado! Veja como curar bezerro com pata inchada e requeima

Quais as principais doenças de pele em bovinos e seus tratamentos?

+ Braquiarinha pode estar associada a requeima em bezerros; saiba como tratar

Reação a vacina pode causar inchaço nas orelhas e costelas do bezerro?

Qual a melhor prática de cura de umbigo e por quantos dias devo fazer?

Apliquei super dose de vacina contra 7 males em meu bezerro. O que fazer?

Quando devo vacinar minhas vacas prenhas e os bezerros recém-nascidos?

Meu bezerro teve dificuldades para respirar e morreu. O que pode ter ocorrido?

Conheça a “mesa de maternidade”, inovação que facilita o manejo de bezerros

Tem dúvidas sobre este tema ou outro assunto relacionado a sanidade animal? Envie sua pergunta para [email protected] ou para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922.

Confira a resposta completa no vídeo a seguir: