Nova onda de frio traz geadas de moderadas a fortes para Sul e Sudeste; veja na previsão do tempo

Virada no tempo pode trazer ainda nova precipitação de neve na Região Sul; alerta de tempo seco segue para o Centro-Oeste e Sudeste

“Temos grande mudança nas condições do tempo, uma nova onda de frio. Haverá passagens de duas frentes frias. Outra formação de ciclone na costa da Região Sul, trazendo ar frio de origem polar e formação de geadas que já começam nesta sexta-feira. Mas o frio mais forte vem a partir do próximo domingo e entre segunda, terça e quarta, principalmente entre segunda e terça, as geadas vão variar de moderada a forte intensidade em diversas áreas do Sul do País, também pegando algumas áreas aqui do Sudeste, aqui em São Paulo e também em Mato Grosso do Sul”, resumiu o meteorologista e doutor em ciência ambiental pela USP Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em participação no Giro do Boi desta sexta, 16.

A virada no tempo traz algumas instabilidades pontuais que geram precipitações. “A imagem da última quinta-feira mostrava a frente fria já se aproximando do estado de São Paulo, pegando a região do Paraná. As áreas indicam pancadas de chuva e também na região sul de Mato Grosso do Sul. Essa frente fria vai ficar semiestacionária ao longo de sexta e sábado e produzir instabilidade principalmente ao sul de São Paulo e no sul de Mato Grosso do Sul. Sobre campo grande e áreas do centro de São Paulo, apenas uma instabilidade muito isolada deve acontecer”, apontou Schneider.

As instabilidades não são o suficiente para aliviar a baixa umidade que recai sobre a região, típica desta época do ano. “Essa é a umidade do solo que está bastante baixa na região central do Brasil. Os valores de umidade ficam abaixo dos 10%, até 5%. Ou seja, vem refletindo o que aconteceu nesses últimos meses, nas últimas semanas, de temperatura mais elevadas em algumas áreas, mas principalmente baixos volumes de chuva. Então os índices de umidade estão bastante baixos nessas áreas”, confirmou.

O meteorologista projetou que a passagem da próxima frente fria pode trazer novamente queda de neve. “Entre o final de sábado para domingo essa frente fria se desloca, essa massa de ar polar, e haverá um ciclone na costa. Esse ciclone vai impulsionar umidade do Oceano Atlântico com o ar bastante frio e apesar de ser pequena, não se descarta alguma possibilidade de neve aqui no alto da serra ali na Região dos Aparados na Serra de São José dos Ausentes entre o domingo e madrugada de segunda e alguma chance na região da Campanha. Mas, por enquanto, essa previsão deve ser monitorada mais de perto”, ponderou.

“Essa área em azul indica umidade que vai ficar mais estacionária sobre Mato Grosso do Sul e São Paulo ao longo da sexta-feira e observe a mudança: esse padrão dessa cor mais avermelhada para esbranquiçada indicando a forte massa de ar polar seca que deve entrar e aí, sim, causar a formação de geadas na próxima semana. Esse aqui é segunda e também terça-feira, se deslocando sobre essa região Centro-Sul do Brasil”, alertou o coordenador do Inmet.

São Paulo, capital, tem nessa sexta-feira um aumento da umidade, só que no norte do estado, também na região do Triângulo Mineiro, norte de Mato Grosso do Sul e região de Goiás vai ter ainda umidade bastante baixa. Essa área vai ter apenas aumento da umidade durante o sábado e parte do domingo”, acrescentou.

“Na segunda-feira (19), o ar seco e frio já toma conta, então vai ter novamente valores baixos de umidade, abaixo de 20% em grande parte dessa região Centro-Sudeste do Brasil, só com essa circulação de umidade em função do ciclone na costa do Rio Grande do Sul”, apontou Schneider.

“As temperaturas máximas caem bruscamente, aí sim, no Centro-Sudeste do Brasil, principalmente no domingo. Esse segundo pulso de massa de ar frio, essa massa de ar polar no domingo provoca queda mais forte na temperatura e segunda e terça tem frio bastante intenso, principalmente nas madrugadas. No Sul do Brasil, em função dos ventos, tem também baixa sensação térmica”, disse o especialista.

A previsão completa do tempo para todo o Brasil nos próximos dias pode ser vista pelo vídeo a seguir:

Foto ilustrativa: Reprodução / Prefeitura de São José dos Ausentes-RS