Mosca do chifre: qual medicamento é o mais eficaz para o gado?

Confira as dicas de sanidade bovina do médico veterinário João Câncio, coordenador regional da Vetoquinol Saúde Animal para os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul

Qual é o medicamento mais eficaz para o tratamento da mosca do chifre no rebanho bovino?

A pergunta veio do pecuarista e telespectador Miguel Santos, do oeste da Bahia. Ele inclusive gostaria de saber se é possível misturar esse medicamento no sal mineral.

As dúvidas foram esclarecidas no quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 4.

Quem respondeu as questões foi o médico veterinário João Câncio, coordenador regional da Vetoquinol Saúde Animal para os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

“Existem hoje tecnologias como o brinco mosquicida que possui moléculas de grande eficácia comprovada para o controle das moscas do chifre”, diz Câncio.

Entre as moléculas mais eficazes da tecnologia desse brinco estão o diazinon e o fipronil. Elas são excelentes moléculas para o controle desses ectoparasitos e que pode proteger os animais ao longo de cerca de sete meses, segundo Câncio.

Produtos direto no sal

Administração de suplementação mineral no cocho para os animais. Foto: JMMatos
Administração de suplementação mineral no cocho para os animais. Foto: JMMatos

Existem produtos veterinários que podem ser misturados no sal mineral para fazer o controle da mosca do chifre, segundo o especialista.

No entanto, Câncio avalia que há algumas dificuldades em relação à quantidade consumida entre os bovinos. A questão é que não haveria uma uniformidade da ingestão do medicamento entre os animais.

“São produtos que não são palatáveis, então é preciso misturar a um sal mineral ou a uma ração e, muitas vezes, não tem uma eficácia uniforme dentro do rebanho”, diz.

Tem dúvidas também? Mande sua pergunta

Participe do programa e mande sua dúvida sobre cruzamento industrial e demais dúvidas que você tiver na lida da fazenda.

Envie sua pergunta para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].