A pecuária brasileira começou 2025 com um volume recorde de carne bovina disponível no mercado interno, segundo estimativas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP).
Os dados apontam que a oferta doméstica no primeiro bimestre do ano superou em 10% o volume registrado no mesmo período de 2024 e em 38% o de dois anos atrás.
Alta produção e exportações aquecidas
O aumento na oferta foi impulsionado pelo crescimento na produção e pelos fortes embarques ao exterior.
No comparativo entre bimestres, o volume exportado subiu 6% em relação ao início de 2024 e 33% comparado ao começo de 2023, evidenciando a competitividade da pecuária brasileira no mercado global.
Os pesquisadores do Cepea destacam que, apesar da maior oferta, o consumo de carne bovina no Brasil segue resiliente, sustentado principalmente pela baixa taxa de desemprego, o que tem mantido a proteína no cardápio do consumidor brasileiro.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Janeiro atinge máxima histórica; fevereiro deve recuar
O levantamento do Cepea também mostra que, em janeiro de 2025, a disponibilidade interna de carne bovina atingiu o maior nível da história.
Já em fevereiro, estima-se uma queda de quase 9% em relação a janeiro, reflexo da redução no volume de abates. No entanto, quando comparado a fevereiro de 2024, a projeção ainda indica crescimento de 7%.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.