BOI É HISTÓRIA

Matambre bovino: você sabe em qual parte do boi fica este corte?

Saboroso prato histórico alimentava os escravos e virou especiaria pelo mundo

O matambre bovino é um prato saboroso, que se dá ao nome do corte de carne realizado na costela do boi quando se abate o animal. O matambre também pode ser de carne suína.

Este pedaço de carne é fino e comprido, é extraído dentre a pele/couro e a costela do boi. A manta, como é chamada, é uma especiaria típica de países de língua espanhola.

História do corte de carne matambre

História do corte de carne matambre
Cortes de carne bovina com o matambre em destaque. Foto: Divulgação

Segundo historiadores, na época dos colonos espanhóis, eles não comiam este pedaço de carne nas refeições, portanto davam aos escravos para que se alimentassem.

Para eles, o alimento serviria para ‘matar a fome’ deles, assim surgiu o nome de matambre: ‘mata’ ‘hambre’, carne para matar a fome.

Nos Estados Unidos os residentes mexicanos chamam o matambre de suadero ou sobrebarriga, nome também conhecido pelos colombianos e chilenos. 

Receita típica do matambre

O típico prato do matambre é o enrolado recheado, como um rocambole. Preparado principalmente na Argentina, Paraguai, Uruguai e até mesmo no Rio Grande do Sul. 

O corte de carne é uma receita tradicional em festas natalinas. No sul do país é consumido também no espeto ou em recheios de pizzas e sanduíches.

Para o preparo do matambre é preciso tempo principalmente de cozimento, no mínimo por três horas dependendo do tamanho da peça. 

Por ser a manta da costela, este corte considerado de terceira é mais duro e firme, portanto necessita do cozimento, mas há também quem leve direto ao forno banhado no leite ou cerveja.

Matambre Recheado

Confira a receita de matambre recheado assado. Você pode temperar a peça de carne com pimenta moída e sal a gosto. 

A dica para o recheio é usar cenoura, bacon e queijo, mas você pode usar sua imaginação e acrescentar ovos, brócolis, milho, azeitonas, salsinha e orégano para temperar.

Por fim, amarre com barbante ou palitos e cubra com papel alumínio. Leve para assar por uma hora.

Depois de cozido, retire o papel alumínio e leve novamente para dourar os lados. Para acompanhar o matambre, arroz branco e batatas dorê.

Links externos:

https://paraisodacozinha.com.br/

https://pt.wikipedia.org/