Jovens pecuaristas turbinam a produção de boi gordo no Pará

Produtores estão adotando diversas tecnologias em propriedade e querem construir um confinamento para cinco mil cabeças estáticas

Três irmãos querem turbinar a produção de boi gordo no Pará. O exemplo de sucessão familiar foi o destaque no quadro Giro pelo Brasil desta quarta-feira, 3.

O originador Rodrigo Fagundes, da unidade da Friboi de Marabá (PA), contou um pouco sobre a história dos irmãos Alexandre, Arthur e Philipe Soares Ferreira da fazenda Paraíso, no município São Geraldo do Araguaia (PA).

Juntamente com a mãe deles, dona Kassandra Soares Ferreira, os irmãos decidiram aprimorar a produção da propriedade após a morte do patriarca da família, o sr. Nicomedes Soares Ferreira.

“Os irmãos estão começando inclusive um projeto fantástico de confinamento e também com engorda de animais no sistema de terminação intensiva a pasto”, diz Fagundes.

Tecnologia e muito manejo na fazenda

Estrutura de confinamento sendo montada na fazenda. Foto: Rodrigo Fagundes
Estrutura de confinamento sendo montada na fazenda. Foto: Rodrigo Fagundes

O grupo trabalha com ciclo completo, no projeto para um confinamento estático de 5 mil animais.

O sistema de produção também inclui o sequestro de animais jovens no período seco, com piquetes rotacionados.

Além da produção de carne bovina, os jovens fazendeiros estão produzindo peixes, ovinos e suínos.

Gado diferenciado em Mato Grosso

Um lote de bovinos diferenciados também foram destaque. Os animais levados para abate eram da raça Rubia Gallega. Foram 121 novilhas que chegaram a um peso médio de 17,2 arrobas (259 quilos) por animal.

A produção veio da pecuarista Marcos Antônio Assi Tozzatti, da fazenda Barra Mansa, no município de Nova Lacerda (MT).

O zootecnista e originador Wend Rocha da Silva, da unidade da Friboi de Pontes e Lacerda (MT), apresentou o lote de animais.

Circuito Nelore de Qualidade em Goiás

A primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022 no Estado de Goiás também mereceu destaque no Giro pelo Brasil.

Foram cinco pecuaristas participantes e que levaram para o abate 772 animais, segundo o originador Diulien Nonato, da unidade da Friboi de Goiânia (GO).