No quadro semanal “A Protagonista” desta quarta-feira, 23 de outubro, o programa Giro do Boi destacou mais uma vez a força da mulher no agronegócio. A convidada foi Letícia Moreira, nutricionista apaixonada por sua profissão e uma das maiores defensoras do consumo de carne bovina para a saúde humana. Letícia também é responsável pela alimentação de um ultramaratonista brasileiro que adota uma dieta 100% carnívora e tem conquistado grandes vitórias em provas de extrema resistência. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história!
Letícia, que nasceu em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, trouxe sua paixão por nutrição e bem-estar ao debate, abordando os mitos mais comuns sobre o consumo de carne vermelha. Segundo ela, o principal equívoco entre seus pacientes está relacionado ao colesterol.
Muitas pessoas ainda acreditam que a carne bovina, por conter gordura, aumenta o risco de doenças cardiovasculares. No entanto, Letícia defende que o consumo de carne, especialmente a gordura animal, é essencial para o bom funcionamento do corpo e da mente.
A importância da gordura animal na dieta
Para Letícia, que baseia sua prática em evidências científicas, a gordura animal não é a vilã que muitos acreditam. Ela explicou que nossa evolução está diretamente ligada ao consumo de carne e gordura animal, essenciais para o desenvolvimento cerebral e a sobrevivência da espécie.
De acordo com a nutricionista, a retirada da gordura da dieta não resultou na diminuição de doenças cardiovasculares, como se esperava, e doenças como Alzheimer, TDAH e até autismo estão em crescimento.
Ela destacou que a carne vermelha é uma das fontes mais ricas e biodisponíveis de vitaminas e minerais, sendo uma excelente opção para nutrir o corpo.
Além disso, Letícia alertou que pessoas que eliminam a carne da dieta, por medo do colesterol, podem estar prejudicando sua saúde, ao privar o organismo de nutrientes essenciais. Para ela, o segredo está no equilíbrio e na orientação de um profissional.
A dieta carnívora do ultramaratonista
Além de sua atuação como defensora do consumo de proteína animal, Letícia cuida da alimentação de um dos mais notáveis ultramaratonistas brasileiros, que segue uma dieta 100% carnívora.
Ele já venceu diversas provas de resistência ao redor do mundo, sendo um exemplo de que o consumo de carne pode, sim, ser aliado do alto desempenho físico. A dieta, baseada apenas em proteína animal, tem sido chave para sua força e resistência nas competições.
Letícia, ao final da entrevista, deixou claro que é fundamental ter acompanhamento profissional para ajustar a dieta às necessidades individuais de cada pessoa. Com isso, ela continua seu trabalho de empoderar pessoas, promovendo saúde e qualidade de vida por meio da alimentação consciente e baseada em ciência.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.