Garrotes Nelore de até 16 meses passam das 19@ com creep feeding e confinamento

Garrotes Nelore atingiram potencial do melhoramento genético com ajuda da nutrição na região de Juara-MT; veja os lotes em destaque do Giro pelo Brasil desta terça, dia 01/02

Conheça os lotes que foram atração do Giro pelo Brasil desta terça-feira, 01/02. Os animais, incluindo garrotes Nelore de 19,1@ e 15 a 16 meses, foram enviados por fazendas em Mato Grosso, Minas Gerais e Pará.

JUARA-MT

Em primeiro lugar, o destaque do Giro pelo Brasil desta terça, dia 01, veio da Fazenda Sombra do Bacuri I, propriedade de João Batista Raizer em Juara-MT. O produtor enviou para o Friboi do município um lote de garrotes Nelore de 15 para 16 meses com 19,1@ de peso médio. Segundo o originador Ataíde Junior, o resultado é fruto do trabalho no melhoramento genético. “Eles trabalham muito a genética. Então esse é um trabalho especial que eles fizeram. […] Veio essa ‘gurizada’ aí. Ele fez uma desmama bem pesada, já com creep feeding. Depois disso, deu um trato de uns 60 dias para acelerar e jogou no confinamento. Foram quase oito arrobas em 90 dias (de cocho) e deu essa qualidade. Zero dentes com 19,1@”, disse em resumo o comprador de gado.

ITURAMA-MG

Além disso, após os garrotes Nelore, destaque para uma novilhada cruzada que veio da Green Farming – Fazendas Renováveis. O grupo do empreendedor Leonardo Vilela tem propriedade em Monte Alegre de Minas-MG. As novilhas de 15,3@ e 0 dentes de maturidade e praticametne gabaritaram o Protocolo 1953 no Friboi de Iturama-MG. “Essa é uma bezerrada que engordou no confinamento do nosso parceiro da Green Farming. Você pode observar todas bezerras, praticamente 100% do lote 0 dentes. Ele foi abatido no nosso Protocolo 1953 e praticamente gabaritou o protocolo. Uma bezerrada nova, gorda, fechando 15,3@ com uma excelente qualidade”, exaltou o originador Fernando Baleeiro.

TUCUMÃ-PA

Por último, o Giro pelo Brasil apresentou ainda uma boiada Nelore que fechou 19,4@ aos dois anos de idade em regime de semiconfinamento. Os animais vieram da Fazenda Bela Moça 1, propriedade de Manoel Lemos em São Félix do Xingu-PA. “Ele faz um excelente trabalho em São Félix do Xingu e trata o ano todo em semiconfinamento. Boiada de quatro dentes, padrão, de dois anos de idade. Estão de parabéns o Manoel e toda sua equipe da Fazenda Bela Moça I”, reconheceu o gerente de originação do Friboi de Tucumã-PA, Daniel Alves Abreu.