Enormes chifres do gado Franqueiro
Os chifres do nativo gado Franqueiro podem chegar a 2 metros de ponta a ponta e serve como um radiador para refrescar o animal, essa talvez seja sua grande curiosidade para adaptação ao clima brasileiro.
Comparado seu chifre a outras raças bovinas pelo mundo, o Franqueiro se iguala ao gado texano Longhorn, que os chifres podem chegar a quase 3 metros de comprimento.
E porquê Franqueiro?
Posteriormente à chegada do mais conhecido como Crioula Lageana ao sul, alguns animais foram migrados pelos bandeirantes até Franca, interior de São Paulo, surgindo o nome nativo de gado ‘Franqueiro’.
Características da raça Franqueiro
As fêmeas da raça Franqueiro possuem uma boa habilidade materna e garantem bezerros desmamados mais cedo e com bom peso e desenvolvimento adequado, quando bem manejado.
Elas pesam em média cerca de 555 kg e produzem leite rico em gordura, já os machos Franqueiro, pesam cerca de 650 a 800 kg, e sua carne é considerada de alto teor de marmoreio, carne apreciada pelo seu sabor e maciez.
Raça importante para a história da pecuária
A história das raças que conhecemos atualmente, como a do Franqueiro ou Lagena, começa muito mais longe do que imaginamos, e não é com o indiano ‘Nelore’, mas com um animal pré-histórico chamado Auroque.
Um animal Auroque nunca foi visto por nós seres humanos, isso porque, ele surgiu pelo menos a mais de 320 mil anos atrás.
Com ele as características dos atuais animais da pecuária foram sendo desenvolvidas, pele, chifre, tamanho, adaptação genética, saiba mais no link.
Boi Pré-Histórico: conheça a raça que deu origem a todos os bovinos do planeta, o Auroque.