
O Brasil poderá exportar carne bovina com osso e miúdos bovinos para as Filipinas, informaram o Ministério da Agricultura e o Ministério das Relações Exteriores, em nota conjunta.
O aval do governo filipino foi recebido na última quarta-feira, 13, pelo governo brasileiro, após os países concluírem a negociação sobre os requisitos sanitários para a exportação da proteína e acordo quanto ao certificado sanitário internacional (CSI).
O País exportou mais de US$ 1,5 bilhão em produtos agropecuários para as Filipinas em 2024, com destaque para carnes, cereais, farinhas e produtos do complexo sucroalcooleiro.
A negociação com as Filipinas compõe a estratégia do Ministério da Agricultura de diversificar mercados para a carne bovina nacional, em meio à escalada tarifária dos Estados Unidos.
O acesso ao mercado filipino com a ampliação de produtos autorizados era uma ambição antiga da indústria nacional. Isso porque o país é um importante consumidor de miúdos bovinos e considerado um mercado com boa remuneração.
Atualmente, as Filipinas já estão entre os cinco maiores destinos de exportações brasileiras de todas as proteínas.
No acumulado do ano, 100 novos mercados foram abertos para produtos do agronegócio nacional.