Existem quatro regras de ouro que são fundamentais para fazer uma dieta ideal para uma engorda eficiente do gado de corte. Assista ao vídeo abaixo e saiba quais são.
Quem revelou essas quatro regras foi o zootecnista Antonio Ferriani Branco, mais conhecido como Professor Branco. Ele foi o entrevistado principal do programa Giro do Boi desta quinta-feira, 17.
Branco já consolidou 43 anos na área de nutrição animal. Possui mestrado e doutorado em zootecnia, e é professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá.
Recentemente, o Professor Branco passou a integrar o time de mentores do programa Fazenda Nota 10. Trata-se da iniciativa da parceria entre o Instituto Inttegra de Métricas Agropecuárias e a Friboi.
É considerado um dos mais importantes programas de capacitação de líderes e comparativos entre propriedades de pecuária de corte do Brasil.
Os 4 segredos de ouro da dieta do gado
Os quatro segredos de ouro são dicas essenciais para a formulação para a dieta dos animais. Elas fazem parte do e-book gratuito Regras de Ouro para Formular Dietas para Bovinos.
- 1ª regra, caracterização dos animais: É fundamental conhecer e caracterizar os animais que serão alimentados, pois quando formos para a estimativa das exigências nutricionais isso será de grande importância;
- 2ª regra, determinação das exigências nutricionais: A determinação das estimativas das exigências nutricionais de energia, proteína bruta, proteína degradável no rúmen (PDR), fibra em detergente neutro (FND), FDN fisicamente efetiva, minerais e vitaminas.
- 3ª regra, características nutricionais dos alimentos: No balanceamento de dietas para bovinos é a definição dos alimentos disponíveis para a formulação, seus preços, o teor de umidade, a composição química bromatológica, e a aceitabilidade por parte dos animais.
- 4ª regra, qual deve ser a base da formulação? A dieta deverá ser balanceada com base na matéria seca (MS) ou matéria natural (MN) dos alimentos? No caso de bovinos, normalmente fazemos a formulação (balanceamento) com base na MS, principalmente devido às grandes diferenças que podemos ter no teor de umidade dos alimentos que rotineiramente usamos para esses animais.
Creep-feeding, DDG e uso de ureia para o gado
O especialista é um dos consultores mais atuantes do agro, ministrando palestras e cursos e também deixa a disposição em seu site outros e-books, como O uso do creep feeding na produção de gado de corte, Uso de DDGS e WDGS na alimentação de bovinos e Ureia na nutrição de ruminantes.
O Professor Branco pontua que, em termo de tecnlogia, o Brasil desponta de inúmeras possibilidades para garantir uma boa nutrição para o gado.
O importante é saber aproveitar todas as oportunidades e fazer o bom uso de cada insumo. Clique aqui e visite o blog do Professor Branco.