Escritório Verde mostra caminhos para regularização ambiental de propriedades rurais do norte de MT

Unidade atende gratuitamente pecuaristas com fazendas embargadas em todo o Brasil para torná-las aptas a comercializar gado a partir de regularização ambiental

O Giro do Boi desta sexta, dia 10, voltou a falar da regularização ambiental de propriedades rurais gratuita feita pelos Escritórios Verdes. Desta vez, o foco no na atuação da unidade que fica junto ao Friboi de Alta Floresta, norte de MT, e que atende 17 municípios daquela região.

Conforme destacou o engenheiro florestal Tássio Bizelli, os produtores estão cada vez mais se conscientizando sobre a importância da regularização ambiental. No entanto, uma parte dos proprietários ainda tem incertezas sobre a questão. “Às vezes o produtor ainda fica muito receoso de vir atrás, de querer saber como funciona para poder regularizar”, comentou.

Além disso, com o tema sustentabilidade em evidência, o aumento do volume de processos também trava a evolução da agenda. “Atualmente um dos maiores problemas dentro da regularização ambiental de propriedades rurais é a grande demanda de processos”, confirmou Bizelli.

Segundo o especialista, o estado conta com aproximadamente 150 mil propriedades, o que acaba tornando todo o processo mais lento, afugentando alguns produtores que buscam regularização ambiental de propriedades rurais.

Nesse sentido, os Escritórios Verdes, cujas instalações estão juntas às unidades Friboi em todo o Brasil, resolver a pendências das fazendas embargadas e está mudando o cenário. “Aos poucos a gente vai conseguindo mostrar ao produtor o que pode, o que não pode ser feito e vem provando que há possibilidade de se produzir mais com menos, cada vez mais sustentável”, disse Bizelli em síntese.

ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO VERDE DE ALTA FLORESTA

O Escritório Verde de Alta Floresta faz regularização ambiental de propriedades rurais que fornecem gado tanto para o Friboi do próprio município quanto para Colíder. “Pega o eixo da BR163 e a gente está abrangendo desde Itaúba a Guarantã do Norte. E sentido Alta Floresta, a gente pega desde Marcelândia a Nova Bandeirantes”, detalhou o engenheiro florestal.

A princípio, em dez meses de atuação, o Escritório Verde de Alta Floresta já fez a regularização ambiental de 160 fazendas. Por exemplo, foi o que ocorreu na Agropecuária Maeli, propriedade de Vânderson e Fabiana Motta no próprio município de Alta Floresta.

Em suma, o pecuarista contou sua história. “A gente tomou conhecimento que tinha um probleminhas para resolver. Esses problemas geraram um bloqueio, mas a gente procurou o pessoal do Friboi no Escritório Verde. De imediato, eles tomaram as providências certas e resolveram. Agora, a gente continua negociando com eles. E a gente indica. Se alguém precisar para resolver alguma probleminha da propriedade, pode procurar esse pessoal, que é nota mil!”, aprovou Vânderson Motta.

Enfim, para os pecuaristas interessados em regularização ambiental de propriedades rurais, o contato pode ser feito pelo (66) 9 9987 8805 ou [email protected]. A consultoria das unidades em todo o Brasil é gratuita e o produtor arca somente com eventuais custos da implementação de um projeto que por ventura venha a ser necessário.

Confira aqui os endereços dos Escritórios Verdes em todo o País

+ Consultoria gratuita já ajudou quase 1.000 pecuaristas com passivos ambientais no Brasil

Por último, assista a entrevista completa de Tássio Bizelli sobre o Escritório Verde de Alta Floresta-MT: