Dia de Campo Online recria ambiente de fazendas icônicas da pecuária na internet

Formato inovador vai viabilizar interação em tempo real do público com colaboradores da Agro-Pecuária CFM, tirando dúvidas sobre seleção genética e manejo

Quais as propriedades que são referência na pecuária de corte brasileira você sempre quis visitar para observar de perto o sistema de produção, comparar a seleção genética com o seu próprio plantel para entender as possibilidades e fazer perguntas para os técnicos e consultores responsáveis, ou mesmo para o capataz e vaqueiros que estão envolvidos diretamente no manejo do gado? Aproximar os profissionais do setor das fazendas de pecuária de corte  mais icônicas do país é o intuito de um projeto do Giro do Boi que será lançado nesta quinta-feira, dia 24/09, às 8h30 (hora de Brasília), no Dia de Campo CFM Online, com conteúdos gerados na Fazenda Lageado, propriedade do grupo em Dois Irmãos do Buriti-MS.

+ Assista aqui a transmissão completa do Dia de Campo CFM Online

+ Fazenda muda rotina da roda de tereré para deixar Covid-19 fora da porteira

O formato inovador de Dia de Campo Online, que será transmitido pelo Giro do Boi e Canal Rural em suas plataformas digitais e também pela TV no recém-lançado Canal do Criador, foi pensado a partir do sucesso da série de webinários promovida pelo programa a partir do mês de abril. “A gente viu como tem demanda para um conteúdo mais longo e consistente através dos webinários, mas o webinário tem o formato de seminário. A gente tem palestras, a gente investiu bastante tempo nos debates e ficou bastante surpreso com a qualidade das discussões que se seguiram às palestras. Então a gente tem já um formato que foi comprovado, em um horário bom e a gente está gostando do resultado, são mais de 25 mil pessoas que viram esses materiais, foi super legal”, celebrou o zootecnista Fábio Dias, diretor da Friboi para a área de relacionamento com pecuaristas.

O próximo passo foi pensado com a consolidação desta adaptação dos seminários para a web – um dia de campo online. “Uma das formas mais tradicionais de se distribuir conhecimento entre pecuaristas é visitar a fazenda do amigo, de quem ele respeita. Existe uma forma muito clássica, que é o dia de campo. Você vai na fazenda e mostra todos os lotes de gado. É algo mais focado no gado mesmo e na questão prática, tirar dúvidas de como aquele gado é manejado, olhar para o gado, ver o gado mesmo e isso é algo bastante importante para o pecuarista, para que ele possa ver o que está sendo feito”, apresentou Dias.

O zootecnista ilustrou que tipo de oportunidade o pecuarista que vai a um dia de campo pode aproveitar. “A gente fala que emprenha uma fêmea aos 14 meses e aquilo pode parecer estranho para algum pecuarista que está começando (a desafiar as novilhas) sempre aos dois anos de idade. Às vezes ele acha aquilo difícil quando olha pra uma bezerra recém-desmamada e imagina botar um touro com ela. Mas se ele olhar e ver que o gado da Agro-Pecuária CFM é parecido com o dele, ele vai começar a entender que existe possibilidade de fazer o desafio, então é bom ver o gado. Então a ideia toda do formato, de dia de campo, replica mesmo a ideia de visitar os lotes que a gente vai mostrar junto com o pessoal da fazenda e até na sala de debate estará o corpo técnico da Agro-Pecuária CFM”, detalhou Fábio Dias em entrevista ao Giro do Boi desta quarta, 23.

+ Fazenda desafia novilhas de 12 meses com desmama acima de 200 kg por vaca exposta

“É uma estrutura diferente e não é inovadora, porque é exatamente o formato dos dias de campo. Mas inovador é fazer isto de forma online em que as pessoas possam, de suas casas, de forma remota, visitar uma fazenda que é um ícone para todos nós”, reforçou.

Um dos destaques do formato de encontro virtual do Giro do Boi que será lançado nesta quinta, 24, é a interação em tempo real, enquanto os lotes são exibidos ‘passando rente à cerca’. “É a parte mais legal do dia de campo, quando a gente passa um lote, todo mundo vê o lote ‘passar fino’ na porteira, na cerca, e você observa o gado e pode fazer pergunta diretamente às pessoas que cuidam do gado, tirando suas dúvidas no momento. E, na sequência, com a parte mais técnica mesmo, se for o caso. Mas eu acho que vai ser super interessante”, explicou.

O zootecnista valorizou um dos principais pilares do trabalho da Agro-Pecuária CFM que será mostrado na prática no Dia de Campo Online. “O objetivo central deste esforço para o Dia de Campo Online é que a gente tem certas fazendas que são ícones mesmo no processo de seleção. Por exemplo, a CFM foi a primeira a fazer o desafio de precocinhas com um ano de idade. Isso faz mais de 25 anos. É algo que hoje virou uma regra. Todo mundo que faz seleção desafia as precoces? Isso era um ‘palavrão’ naquela época. E vai dar para ver um rebanho que tem fêmeas que estão parindo aos dois anos de idade há mais de 20 anos, então dá para entender o que aconteceu e dá para entender como o rebanho ficou. É um ícone e muita gente queria visitar, […] mas agora, de casa, as pessoas vão poder ver algumas fazendas que sempre quiseram ver”, respaldou.

+ Por que o criador pode entrar como franco atirador no desafio das precocinhas?

O dia de campo também vai mostrar o impacto positivo da seleção genética no gado de corte produzido na Fazenda Lagedo. “É uma das dúvidas que muita gente tem: será que se eu tornar todo o rebanho precoce, fazer com que ele emprenhe ao ano de idade, eu vou tornar meu rebanho pequeno, limitado? A gente vai ver que absolutamente não. A precocidade sexual não está relacionada diretamente com o tamanho das carcaças e o tamanho final dos animais, então é tudo muito moderno e muito fácil de terminar e criar a pasto. A gente fica muito impressionado, acho que vai ser muito legal. O destaque é que vai ser diferente dos webinários e lives que a gente tem visto, mas de propósito a gente copia exatamente a rotina que a gente tem num dia de campo, de ir de lote em lote, visitar, ver cada um deles e conversar com a equipe da fazenda ali na hora. E depois, numa discussão final, juntos. Vai ser muito interessante, eu tenho certeza”, exaltou.

Outra boa notícia é que o projeto deve ganhar desdobramentos e promover dias de campo virtuais em outras propriedades que são referência nacional na pecuária de corte. “A gente já está ajeitando para próximo dia de campo no Instituto de Zootecnia de São Paulo (em Sertãozinho-SP) […] e assim vamos atrás de fazendas que têm uma história totalmente diferente, que mudaram, que fizeram alguma coisa muito importante em algum momento e que todo mundo tem curiosidade e conhecer, gostaria de visitar e não teve a chance até hoje. Agora, com este tipo de ferramenta, de reunião virtual, vai ser uma visita mesmo, um dia de campo, transmitido pela internet”, citou.

“Realmente a gente ‘tomba’ todo dia no campo com fazendas espetaculares. A gente está trazendo algumas fazendas que realmente têm uma história muito forte e uma curiosidade grande grande de ver. Isso é super legal de a gente poder levar via internet”, concluiu.

+ Giro do Boi transmite Dia de Campo CFM Online dia 24/09; faça sua inscrição

+ Veja aqui a programação completa do Dia de Campo CFM Online desta quinta, 24

+ Produção de touros no Brasil atende no máximo 15% da demanda: relembre entrevista de Tamires Miranda Neto, gerente de pecuária da CFM

Assista abaixo a entrevista completa de Fábio Dias ao Giro do Boi desta quarta, 23:

Foto: Reprodução / Facebook Agro-Pecuária CFM