Criador do touro Jumbo, Zé da Platina ganha toque do berrante por lote de novilhas Angus

Produtor capitaneava a Cia de Rodeio Nevada, uma das mais famosas da era de ouro do rodeio brasileiro; lote de novilhas 0 dentes pesou média de quase 16@ no Protocolo 1953

Conheça os lotes que foram atração do Giro pelo Brasil desta quarta-feira, 30/06. Os animais foram enviados por fazendas em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

O pecuarista José Domingos de Lima, mais conhecido como Zé da Platina, uma referência às suas origens, ficou famoso por capitanear a Cia de Rodeio Nevada, uma das mais famosas da era de ouro do rodeio brasileiro. Mas hoje o produtor recebeu homenagem no Giro do Boi por uma outra parte de seu trabalho, a criação de novilhas cruzadas na Fazenda Lageado, Platina-SP. Zé da Platina enviou para abate recentemente um lote de novilhas meio-sangue Aberdeen Angus zero dentes de peso médio de 15,7@ que foram 100% certificadas para o Protocolo 1953 do Friboi de Lins-SP.

“Ele é grande parceiro nosso, de longa data, e está produzindo carne de altíssima qualidade. E o Zé, como você disse, ficou gravado na história por ser dono da Cia de Rodeio Nevada e proprietário de um dos touros mais famosos do Brasil, que era o Jumbo. Era difícil parar nesse boi e o Zé ficou gravado até hoje na história do rodeio brasileiro”, comentou o originador do Friboi de Lins-SP, Douglas Castro. […] Às vezes até hoje o pessoal brinca de fazer uma narração de rodeio. O pessoal ainda remete àqueles tempos, da época de ouro do rodeio, do touro Jumbo, do Zé da Platina”, lembrou.

Castro também exibiu registros de outro lote produzido por Zé da Platina, uma boiada Nelore confinada abatida com 0 a 2 dentes com média de 18@. “Uma boiada extremamente jovem, praticamente toda abatida com 0 a dois dentes. […] O Zé se especializou em produzir esses animais, tanto essas novilhas meio-sangue como os animais Nelore. E hoje a boiada Nelore também está no curral, que a gente vai mostrar daqui a alguns dias o resultado do abate, que é sempre nesse padrão. É um espetáculo de boiada, com 18@ de média, uma boiada extremamente jovem confinada no interior de São Paulo”, acrescentou.

Vacas Nelore de descarte abatidas com média de 18,4@. Os animais foram produzidos na Fazenda Túnica, propriedade de Nadir Sucolotti em Água Boa-MT. “O padrão de gado dele sempre se repete, é sempre esse! […] Ele é um grande pecuarista no Vale do Araguaia e também no norte de Mato Grosso. […] Apesar de ser vacada descarte, é sempre esse padrão de abate conosco”, reconheceu o gerente de originação Eurides de Araújo.

Na participação da unidade Friboi de Ponta Porã-MS no Giro pelo Brasil desta quarta-feira, 30, destaque para uma boiada Nelore de 17@ produzida pela Fazenda Boa Vista, propriedade de Marco Antônio Nogueira Almeida em Jardim-MS. “É uma boiada castrada nova, bem precoce, crioula dele, muito boa, terminada a pasto e suplementada para chegar nesse ponto”, observou o gerente de originação Valdir Donizete Peromingo.