Corredor de umidade da Amazônia traz chuvas ao Centro-Oeste, Sudeste e sul da BA

Enquanto isso, região Sul tem tempo mais seco com pancadas isoladas e condições de geada entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul

A estação de chuvas está oficialmente de volta para boa parte do país. Na previsão do tempo desta sexta-feira, o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, vinculado ao Mapa, anunciou as projeções para os próximos dias.

“De sexta para sábado, a gente percebe que da Amazônia em direção ao Pantanal, e toda essa área central que pega Goiás, extremo-sul da Bahia, principalmente a região de Minas Gerais, que vai ser uma área com bastante chuvas nas próximas semanas”, apontou.

“Domingo e segunda tem umidade disponível. Até quarta-feira que vem, as áreas mais centrais do país entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, principalmente ao norte de São Paulo, interior de São Paulo e Triângulo Mineiro, essas regiões inclusive tem previsão. Essas áreas mais avermelhadas indicam temporais”, comentou Schneider.

“Em Minas, entre terça e quarta-feira, algumas áreas podem ter granizo forte. Há uma possibilidade novamente de ter algumas pancadas de chuvas com granizo tanto na sexta como sábado e também final de semana nessas áreas da divisa entre o Triângulo, sul de Goiás, parte aqui do Mato Grosso e também no noroeste do Rio Grande do Sul no sábado”, detalhou.

O especialista informou quais são os volumes de chuva previstos, que devem passar dos 50 mm em média entre SP, MG, extremo-sul da BA, GO, MS, inclusive pegando parte do Pantanal, e no corredor que pega RO, sul da região da Amazônia, sudoeste do Pará também.

As chuvas ao noroeste do RS são isoladas, pois conforme indicou o meteorologista, a região terá dias mais secos pela frente. “No Rio Grande do Sul, que tem uma perspectiva de tempo mais seco nas próximas semanas e também principalmente novembro, no sábado deve ter algumas pancadas até temporais na Região Missioneira, bem na fronteira oeste, na divisa da região com o Chaco argentino e a áreas das missões no extremo noroeste do Rio Grande do Sul”, disse o coordenador do Inmet.

Schneider respondeu perguntas de telespectadores sobre chuvas na segunda quinzena de outubro na região de Brumado, sul da Bahia, e também sobre o alívio do tempo seco com aumento da umidade em Uberaba-MG.

“Nesta região do Triângulo Mineiro, a gente vai ver na previsão que tem bastante umidade. Nessas duas regiões, tanto o Triângulo quanto o sul da Bahia, vamos ter umidade não só nessa semana como na virada do próximo mês”, indicou.

O meteorologista também revelou que o fim de semana tem condições para geadas em áreas da Região Sul. “Tem ar frio nesta sexta e sábado. Vai amanhecer com geada nas partes mais altas do Planalto Sul Catarinense e Serra Gaúcha, tanto na madrugada de sexta como na de sábado”, avisou.

Veja a previsão completa no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Semar-PI