MANEJO SANITÁRIO

Controle parasitário: como resolver uma alta infestação de carrapatos?

Confira a resposta detalhada do zootecnista Rodolfo Resende, consultor de grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal

O controle parasitário de uma fazenda parece não estar surtindo efeito e está registrando uma alta infestação principalmente de carrapatos. O que pode estar acontecendo? Assista ao vídeo abaixo e confira.

A dúvida veio do telespectador, pecuarista e médico Antonio Campbell, dono de fazenda em Ituiutaba (MG). A questão foi um dos destaques no quadro Giro do Boi Responde, desta segunda-feira, 13.

O produtor escreveu para o Giro do Boi e disse que adquiriu 150 bezerros de cruzamento industrial.

Porém, com o clima quente do triângulo mineiro, ele tem notado que o gado está apresentando muita incidência de mosca-do-chifre, bernes e, principalmente, carrapatos.

O produtor quer saber se esta baixa tolerância aos ectoparasitas é um problema temporário, ou ele continuará enfrentando a infestação no decorrer do tempo?

Quem deu a resposta detalhada foi o zootecnista Rodolfo Resende, consultor de grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.

“O comparativo entre animais de cruzamento industrial contra animais zebuínos aqui no nosso clima, vale lembrar que os animais de cruzamento industrial têm uma carga genética europeia e, por isso, têm maior sensibilidade e maior exigência em relação ao clima comparado a animais da raça Nelore, por exemplo”, diz Resende.

Calendário sanitário contra o carrapato

Aplicação de parasiticida no rebanho. Foto: Reprodução
Aplicação de parasiticida no rebanho. Foto: Reprodução

Quando se trabalha com animais de cruzamento industrial é muito importante a gente ter um programa um calendário sanitário contra os parasitas sejam eles verminoses, carrapatos, berne e mosca-dos-chifres.

“Um calendário é um programa que se adeque a sua mão de obra e a sua categoria de animais da fazenda ou a sua raça”, diz o especialista.

Um calendário bem feito na propriedade resulta em benefícios e vantagens econômicas para a propriedade.

Ainda tem dúvidas? Mande sua pergunta

Mande sua pergunta sobre pastagem, manejo nutricional ou demais dúvidas que você possa ter na lida com a fazenda.

Envie sua pergunta pelo Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].