Como fica o tempo no Brasil Central pelas próximas duas semanas?

Meteorologista do Inmet traz notícia que não anima produtores de áreas no centro do País; veja ainda resposta a telespectadores de Vera-MT e Esperantina-TO

O doutor em meteorologia e coordenador regional do Inmet Marcelo Schneider trouxe notícia que não anima os produtores de grande parte do Brasil Central. Segundo o especialista, o tempo na região deve continuar quente e seco pelo menos pelas próximas duas semanas. Enquanto isso, há novidades para outras regiões do País, conforme anunciou no Giro do Boi desta sexta, 31.

Schneider informou que a frente fria que trouxe chuva para São Paulo após praticamente um mês de tempo seco segue se deslocando. “Se deslocando pelo litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte desta massa de ar, que é úmida, vai trazer chuvas aqui para o litoral do Nordeste”, informou.

“Mas a notícia ruim é de que o Brasil Central, pegando toda esta região de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, sul do Pará, bem na Região Central do Brasil, deve ter pelo menos duas semanas de tempo quente e seco, com pouca mudança”, completou.

A projeção apontada por Schneider respondeu os questionamentos de Roger de Paula, de Vera, no centro-norte do MT, e de Fábio Silvestre, de Esperantina, no Bico do Papagaio do TO. “Como a gente viu, tempo seco prolongado, com temperaturas elevadas. Tem, sim, a chance de propagação ou proliferação de queimadas nesta região aqui de Vera, no centro-norte do Mato Grosso, e também nestas áreas do extremo-norte do Tocantins lá na região do Bico do Papagaio”, alertou.

Schneider reforçou que há mudanças no tempo também na Região Sul. “Sul do País vai ter mudança do padrão. Estes mapas de sexta a domingo já revelam isto, principalmente no domingo, quando a massa de ar seco ganha força, ganha intensidade, as temperaturas voltam a subir. A madrugada de sexta ainda foi fria na Região Sul do País. Tem uma frente fria de fraca intensidade no sul do Rio Grande do Sul que vai trazer uma chuva muito isolada. Sexta tem uma umidade, uma nebulosidade sobre o estado gaúcho, pode acontecer alguma precipitação, mas ela logo vai embora na maior do estado no final de semana”, ponderou.

“Extremo Norte do País e parte do litoral do Nordeste são as únicas áreas que devem ter alguma instabilidade nesses próximos dias”, acrescentou.

+ Veja quais são as áreas que devem receber mais chuvas em agosto no Brasil

+ Tempo deve ficar mais seco do que a média ao longo do inverno no Brasil

Veja a previsão e os mapas na íntegra no vídeo a seguir:

Foto: Geone Bernardo – Reprodução / Cemtec-MG