Como escolher o melhor touro para a monta natural na minha fazenda?

Zootecnista acrescentou que além de avaliar bem o touro, pecuarista deve conhecer o rebanho de matrizes para que o acasalamento seja o mais adequado possível

O telespectador José Roberto Pazetto, que mora no Paraná e tem propriedade em Nova Bandeirantes-MT, enviou sua pergunta para o Giro do Boi Responde. Conforme informou o criador, ele comprou touros PO em leilão de gado pela TV. Porém, ele não tem muito conhecimento sobre características dos touros. “Vejo a respeito de CE, DECA 1-2-3 ou mais, classificação IABCZ. No meu caso qual melhor touro pro meu rebanho, lembrando que tenho só monta natural?”, indagou.

Conforme resumiu o zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, na monta natural “o melhor touro para o senhor utilizar é realmente aquele de maior índice ABCZ”.

CARACTERÍSTICAS

Em seguida, Abreu justificou. “O índice ABCZ contempla os animais que foram destaque nas características produtivas, que são as de crescimento, peso à desmama, ano e sobreano. Também características reprodutivas, como a mensuração de circunferência escrotal, características de longevidade reprodutiva e idade ao primeiro parto. E ainda características maternais para ter uma bezerrada que nasce fácil, cresce rápido e pesa mais à desmama”, sustentou.

“Então a grande referência para escolher os touros, já que o senhor disse que só faz monta natural, é o índice ABCZ. Além disso, […] os touros também passam pelo crivo dos nossos técnicos de campo, […] fazendo controle da bezerrada, que é o RGN, e também fazendo uma inspeção final do RGD. Então além da predição dos valores genéticos dos touros, que vão ter o índice ABCZ dentro do PMGZ, é fundamental essa avaliação visual, essa avaliação morfológica”, acrescentou.

+ Quais as vantagens de usar animais Nelore PO (puros de origem) no meu plantel?

CONHECENDO AS MATRIZES

Juntamente com a avaliação dos touros para a monta natural, Abreu ressaltou a importância de se conhecer o rebanho de matrizes. “Também vai uma dica. Procure os nossos escritórios técnicos regionais da ABCZ, os nossos técnicos de campo, porque o senhor precisa conhecer as fêmeas”, reforçou.

“Então seus continue utilizando o índice ABCZ para a escolha dos seus touros, mas também vamos juntos conhecer o seu rebanho na totalidade, conhecer as suas fêmeas”, disse em suma.

ENVIE SUA PERGUNTA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua dúvida sobre a escolha do melhor touro. Envie para o o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por último, assista o vídeo completo com a resposta de Ricardo Abreu ao telespectador do PR:

Foto: Reprodução / ABCZ