Sabe como a vaca produz leite em seu organismo? Ao contrário do que muitos pensam, principalmente nos grandes centros urbanos, o leite não vem da caixinha.
Há uma imensa jornada, que começa na fazenda, antes que ele chegue à gôndola dos supermercados. São mais de 250 milhões de vacas produzindo leite em todo o mundo.
Para se ter uma ideia de quão complexo é sua produção no organismo dos bovinos, para que uma vaca produza um único litro de leite, é necessário que algo entre 300 e 500 litros de sangue circule pelo úbere, que são as glândulas mamárias das vacas.
Produção do leite da vaca
Capim, ração e água são as bases da produção leiteira, ou seja, todo alimento consumido pelo animal.
O processo começa pela boca, na mastigação dos alimentos, com o trabalho das enzimas. Depois, segue para o rúmen, com o trabalho de vários tipos de microrganismos, na fermentação do alimento.
O resultado desta fermentação são aminoácidos, carboidratos e gorduras, que são absorvidos no trato gastrointestinal.
Daí em diante são carreados pela corrente sanguínea até o úbere, onde servem de base para a produção do leite.
Descida do leite no úbere da vaca
A ordenha, ou seja, a descida do leite disponível no organismo do animal, ocorre através da procura do bezerro pelo leite da mãe, da mamada, ou da estimulação, do massageamento dos tetos da vaca, seja manualmente ou mecânico.
Este estímulo é o responsável pela liberação de uma substância chamada ocitocina, gerando um aumento da pressão intramamária, situação ideal para a ordenha.
Essa ação hormonal dura menos de 10 minutos, e precisa ser bem aproveitada para o sucesso da ordenha e evitar que a vaca fique com leite residual no úbere.
Bem-estar animal na produção de leite
Cuidar para que o manejo de ordenha seja calmo, silencioso e tranquilo, está intimamente ligado a eficiência da ordenha.
Vacas que passam por algum estresse podem comprometer em até 10% a produção leiteira.
Por outro lado, podem aumentar sua produção leiteira em até mais de 5% quando bem tratadas durante o período de lactação.
Para isso, treinamento e capacitação da equipe de ordenha é fundamental.