Com chegada de frente fria no domingo, Centro-Sul deve ter chuvas de até 50 mm

Sistema passa pelo RS, levando chuvas para o norte do estado, e segue estacionário por quatro a cinco dias entre SC, PR, sul de SP e sul do MS

Tem mudança no tempo nos próximos dias, conforme anunciou ao Giro do Boi desta sexta, 29, o doutor em meteorologia e coordenador regional do Inmet, Marcelo Schneider. “Entre o final do domingo, aparece aqui no mapa de chuva [..], e a segunda-feira tem um frente fria, tão esperada novamente, de passagem rápida pelo Rio Grande do Sul. Deve concentrar mais chuvas acumuladas acima dos 40 a 50 mm entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. E esse sistema vai ficar estacionário durante quatro a cinco dias, provocando chuva nessas regiões aqui entre Santa Catarina, Paraná, sul de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul, completou o meteorologista.

Mas antes disso, conforme apontou Schneider, neste fim de semana os agricultores do Brasil Central sofrerão com a umidade baixa. “Todo o Centro-Sul do Brasil, São Paulo, Minas, toda a área de campo aí na agricultura vai ter umidade baixa, em torno de 25%, 30%”, avisou. Nestas regiões, faz frio na madrugada com temperaturas mais altas durante o dia. Conforme é típico desta época do ano, a umidade fica restrita ao Norte do País e ao litoral do Nordeste.

A possibilidade de geadas para esta sexta inclui regiões do PR, SC, sul de MG e SP, com menor intensidade do que as vistas ao longo dos últimos dias, sendo que no sábado a probabilidade diminui.

Schneider respondeu dúvidas de telespectadores, começando por Danúbio Félix, da região da Boca do Acre, na divisa do Acre com o Amazonas, dizendo que em junho haverá pancadas de chuva dentro da normalidade.

Já para Lino Bublitz, que perguntou sobre geadas na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, região de Itaqui, Schneider detalhou que “tem uma chance na semana que vem de acontecer novamente um evento de geada. […] Elas estão realmente acima da média em relação aos últimos anos. Principalmente no mês de julho a gente deve contar com eventos mais fortes de geada”, respondeu.

Schneider projetou ainda acumulados de chuva para o período de 04 a 10 de junho, dizendo que estão previstas precipitações em parte do PR, sudoeste de SP e norte do RS em de até 70 mm. “Ótima notícia”, celebrou.

Como ficará o tempo no Brasil durante o outono em 2020?

Veja a previsão completa e os mapas no vídeo a seguir:

 

Foto: Reprodução / Agraer-MS