No Giro pelo Brasil desta quinta-feira, 21 de novembro, o tradicional quadro do programa Giro do Boi destacou a eficiência produtiva de João Vieira, pecuarista do Sítio São Mateus, em Alto Alegre dos Parecis (RO). Com manejo inovador e uso de tecnologia, a propriedade entregou uma boiada com peso médio de 305 kg por carcaça (20,3@) para abate na unidade da Friboi em Pimenta Bueno. Assista ao vídeo abaixo e confira.
O administrador e originador Matheus Roz, do escritório da Friboi em Rolim de Moura, ressaltou que a boiada, composta por animais de zero a quatro dentes, foi tratada durante 68 dias com ração equivalente a 1% do peso vivo e manejada em um sistema de pastagem rotacionada e irrigada.
Manejo intensivo em apenas 3 hectares
O grande diferencial do Sítio São Mateus é o uso de apenas 3 hectares de pasto irrigado, divididos em 28 piquetes, para a engorda dos animais. Os bovinos são trocados diariamente de piquete, garantindo maior aproveitamento do pasto e bem-estar animal.
A combinação de manejo intensivo, pasto de qualidade e suplementação alimentar se traduz em resultados econômicos e produtivos que colocam a pecuária de Rondônia entre as mais eficientes do País.
Com tecnologias acessíveis e manejo bem planejado, propriedades como o Sítio São Mateus mostram que é possível aliar produtividade, sustentabilidade e lucratividade.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.