NUTRIÇÃO DE VACAS LEITEIRAS

Capiaçu picado no cocho: saiba as dicas para servir um bom alimento para a vacada

Confira a resposta do zootecnista Guilherme Marquez, um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi. Assista ao vídeo

O capiaçu servido picado no cocho para a nutrição de vacas leiteiras é uma boa estratégia de fornecimento de volumoso na propriadade. No entanto requer atenção do produto.  Assista ao vídeo abaixo e confira as dicas.

A questão sobre o capiaçu veio do telespectador e pecuarista Mário Lúcio Fossalussa, de Guaraci (SP). O esclarecimento foi um dos destaques do quadro Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 29.

Ele escreveu para o Giro do Boi dizendo que sempre após ordenhar suas vacas, o produtor serve capiaçu picado no cocho para os animais e, à tarde, solta o gado para pastejo.

As dúvidas de Fossalussa são especificamente se os cortes do capiaçu devem ser feitos a cada 70 dias ou se deve esperar 120 dias, quando a capineira atinge o seu pico de valor protéico.

O produtor perguntou ainda se está sendo eficiente neste tipo de trato, ordenhando duas vezes ao dia.

Quem respondeu as dúvidas foi o zootecnista Guilherme Marquez, especialista em genética e manejo de gado leiteiro no País e um dos grandes embaixadores de conteúdo do Giro do Boi.

Vaca leiteira come uma tonelada de capiaçu por mês

Vacas leiteiras se alimentando com ração no cocho. Foto: Reprodução
Vacas leiteiras se alimentando no cocho. Foto: Reprodução

A necessidade de uma vaca leiteira é de uma tonelada de volumoso por mês, por isso, o pecuarista deve fazer as contas se a lavoura de capiaçu vai suprir o número de vacas da fazenda.

Quanto ao corte do capiaçu, o Marquez lembrou que alguns produtores fazem de três a dois cortes por ano, o que poderia ser de 100 a 120 dias.

Tem dúvidas? Mande sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre manejo na produção leiteira, cruzamento industrial ou demais dúvidas que você tiver na fazenda.

Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].