Novo vídeo da campanha Zero Resíduo feito em parceria entre Friboi, Allflex, MSD Saúde Animal e Sindan orienta pecuaristas sobre boas práticas de produção, sobretudo o respeito ao prazo de carência de produtos veterinários.
Conforme diz a peça, a administração correta dos produtos veterinários faz com que os produtos cheguem à mesa do consumidor com qualidade e segurança.
Em suma, o vídeo chama atenção para o prazo de carência que cada produto tem para sua eliminação natural do organismo dos bovinos, evitando que o resíduo permaneça, por exemplo, no músculo do animal.
Dessa forma, medidas simples podem ser tomadas para assegurar tais boas práticas de produção. A orientação dos colaboradores deve incluir interpretação da bula para checar o prazo de carência. Além disso, reforçar que a dose aplicada deve ser a que o fabricante recomenda. O tratamento do animal deve seguir a prescrição do médico veterinário e os vaqueiros devem evitar aplicações desnecessárias.
Depois disso, o vídeo destaca ainda o uso consciente dos produtos, que devem ser todos registrados pelo Mapa. Os responsáveis pelo manejo do gado podem anotar o prazo de carência no frasco para que se torne mais visível. Os animais podem receber identificação para evidenciar quando e quais produtos receberam. O responsável deve ainda preencher a carta de garantia do produtor e estarem atentos para embarcar gado somente após o período de carência ser cumprido.
Assim, o produtor deve evitar embarcar gado adquirido de terceiros com menos de quatro meses após sua chegada na fazenda. Ao mesmo tempo, o vídeo ressalta a importância de consultar o veterinário, que pode elaborar um programa de controle parasitário evitando gastos desnecessários e ajustando os prazos de carência com as perspectivas de comercialização do gado.
Por fim, assista a seguir o novo vídeo da campanha Zero Resíduo: