Qual o processo correto de vacinação do nascimento até a desmama dos bezerros? Essa foi a dúvida do telespectador e pecuarista Wendel Flores, de Uberlândia (MG).
O gerente técnico de ruminantes da MSD Saúde Animal, João Drumond, sanou a dúvida do pecuarista.
As vacinas que podem ser utilizadas na propriedade são classificadas em duas categorias: vacinas compulsórias e voluntárias.
- Vacinas compulsórias: são os imunizantes que fazem parte de um Programa Sanitário Oficial.
- Vacinas voluntárias: são os imunizantes listados pelo médico veterinário da propriedade após a sua avaliação dos fatores de risco presentes na propriedade.
Calendário de vacinação voluntária
Animais com 3 meses:
É preciso fazer imunizações para a prevenção contra as principais doenças respiratórias.
Sugestão: Bovilis Vista Once SQ
Animais com 4 meses:
Idade ideal para prevenir contra as principais doenças clostridiais. É preciso avaliar fatores de risco para a escolha de qual vacina usar.
Sugestão: Covexin-9, Poli Star, Bovilis Poli Star T.
Drumond explica que, em caso de alto risco, pode-se iniciar essa prevenção aos dois meses com um produto específico, como, por exemplo, Bovilis Poli Star T.
Para as principais doenças reprodutivas, avaliar fatores de risco para a escolha de qual vacina usar.
Sugestão: Fertiguard ou Poliguard
E para a vacinação contra Raiva a sugestão é Raivacel Multi.
Animais com 5 meses:
É preciso um reforço vacinal. Repetir a dose das vacinas usadas nos animais (clostridiais, raiva e reprodutivas), e depois a cada 12 meses ou conforme critério do médico-veterinário.
Para o caso de ter usado Bovilis Vista Once SQ não é necessário reforço, somente após 12 meses ou conforme critério do médico-veterinário
Vacinação compulsória
Animais de 3 a 8 meses:
Conforme Calendário Oficial do Estado, a vacinação deve ser realizada por médico-veterinário cadastrado no PNCEBT. Principais doenças: Febre Aftosa e Raiva.
Um lembrete: deve-se sempre seguir as orientações citadas na Bula dos produtos.