SANIDADE ANIMAL

Bezerra está com uma das pernas atrofiadas. Saiba o que pode ser

Confira a possível causa com a avaliação do médico veterinário Guilherme Vieira, um dos embaixadores de conteúdo do Giro do Boi. Assista ao vídeo

Uma bezerra com cerca de 90 dias de idade está com uma das pernas atrofiadas. Assista ao vídeo abaixo e saiba o que pode estar acontecendo.

Esse caso aconteceu na propriedade da pecuarista Pamela Matos, do Estado de São Paulo. A produtora mandou uma foto da ferida do animal.

O esclarecimento foi o destaque no quadro Giro do Boi Responde desta sexta-feira, 27. Matos disse que o animal está atrofiando uma das pernas por conta de uma lesão.

Quem deu as dicas foi o médico veterinário Guilherme Vieira, embaixador de conteúdos do Giro do Boi.

“Essa lesão pode ter sido causada por um fungo, que evoluiu para uma infecção mais abundante”, diz Vieira.

É possivelmente por causa dessa lesão que a bezerra não está conseguindo pisar no chão e, por isso, o membro do animal está atrofiando.

Recomendações até chegar o médico veterinário

Detalhe da ferida na perna na bezerra. Foto: Pamela Matos
Detalhe da ferida na perna na bezerra. Foto: Pamela Matos

Primeiro de tudo é a produtora buscar um atendimento veterinário para que seja feita a recomendação certa de tratamento.

No entanto, até a chegada do veterinário, a produtora pode limpar a ferida com uma solução de água filtrada com água sanitária.

“A solução pode ser feita na proporção de um litro de água e duas colheres de sopa de água sanitária”, diz Vieira.

O ideal é tirar esse animal da terra, deixando a bezerra num local mais limpo e apropriado.

Também pode ser administrado na bezerra a aplicação de vitaminas do complexo B até o médico chegar na fazenda.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre genética, cruzamento industrial ou demais dúvidas de manejo na fazenda.

Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 95637-6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].