GIRO DO TEMPO

Altas temperaturas e falta de chuva agravam o risco de incêndio nos pastos. Saiba mais

Confira o prognóstico climático para os próximos dias para diversas regiões de agropecuária do País

Altas temperaturas e falta de chuva agravam o risco de incêndio nos pastos. Saiba mais
Altas temperaturas e falta de chuva agravam o risco de incêndio nos pastos. Saiba mais

Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural, forneceu detalhes sobre as condições meteorológicas para o Brasil. A ausência de chuvas combinada com as altas temperaturas coloca Rondônia sob alerta de risco para focos de incêndio. Assista ao vídeo abaixo e confira a previsão na íntegra.

Esta quarta-feira será ensolarada em grande parte do país, com destaque para Dourados, em Mato Grosso do Sul, que também terá uma quarta, quinta e sexta-feira ensolaradas, com máximas de 32°C a 33°C. 

As chuvas serão restritas às áreas do leste da região Nordeste e ao centro-norte da região Norte.

Pouca nebulosidade e frente fria prevista

No restante do País, o tempo permanecerá firme com pouca nebulosidade até o sul de Mato Grosso do Sul, onde uma frente fria deve trazer mudanças a partir de sexta-feira.

A região de São Francisco do Guaporé, em Rondônia, enfrenta uma situação climática similar à do Centro-Oeste, com praticamente nenhuma chuva prevista para os próximos 30 dias. 

As temperaturas se mantêm elevadas, mas uma frente fria no dia 22 ou 23 pode derrubar as mínimas para 14°C no dia 24. Após esse episódio de friagem, as temperaturas voltarão a subir, alcançando novamente 35°C a 36°C.

Previsão para os próximos dias e a chegada de uma frente fria

Os próximos cinco dias mantêm o cenário de pouca chuva em todo o Brasil Central. A partir de sexta-feira, uma frente fria avançará pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuvas novamente para a região, mas agora sem risco de enchentes.

A preocupação maior será com temporais, associados à frente fria, que podem causar queda de granizo e rajadas de vento de até 70 km/h.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

O sistema seguirá avançando, atingindo Santa Catarina, Paraná e possivelmente o sul da região Sudeste e do Mato Grosso do Sul a partir de sábado. Contudo, no geral, não se espera um volume significativo de chuva, com o Rio Grande do Sul podendo registrar até 100 mm de precipitação entre sexta-feira e o início de segunda-feira.

Regiões sob atenção e máximas elevadas

As regiões centro-oeste, interior do Matopiba e norte experimentarão temperaturas elevadas, atingindo 34°C a 35°C.

No interior de São Paulo e norte do Paraná, as máximas ficarão entre 31°C a 33°C. Com a falta de chuvas, a atenção deve se voltar para o monitoramento de focos de incêndio e a preparação para eventuais temporais nos estados do sul do Brasil a partir do final de semana.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.