Agro ganha “família de soluções tecnológicas” para avançar em meio à pandemia

Em entrevista ao Giro do Boi, presidente do Canal Rural reforçou importância da comunicação para que o setor não parasse dentro do cenário desafiador

A segunda-feira foi especial para o Giro do Boi. Prestes a celebrar seus sete anos no ar (sendo veiculado pela primeira vez em 12 de maio de 2014), o programa ganhou cenário novo para a temporada 2021. A estreia do novo estúdio foi em grande estilo, com a presença do presidente do Canal Rural Julio Cargnino. Em sua participação, o executivo destacou a importância da comunicação para o agronegócio em meio às dificuldades impostas pela pandemia e elencou a “família de soluções tecnológicas” disponibilizadas pela emissora para contribuir com a superação dos desafios.

Confira os principais pontos da entrevista a partir dos tópicos a seguir.

“NOVA ERA” NO CANAL RURAL

“Este é o primeiro estúdio de uma nova era do Canal Rural, de novos estúdios, novos ambientes cenográficos da emissora, a nova cara do Canal Rural, que o nosso público vai ver a partir desse ano”.

DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO NO AGRO

“Para todos os setores, a comunicação foi fundamental e cada vez mais ganha relevância, na medida em que informações com credibilidade, informações reais e na hora certa ajudam as pessoas a tomarem decisões e ajudam a organizar um pouco a sociedade. E especialmente no ambiente do agronegócio, a gente está vivendo nos últimos anos um cenário complexo do ponto de vista de comunicação. A gente precisa tanto de comunicação para dentro do agro, para orientar o produtor, para fazer com que a comunidade do agro esteja fortalecida e que os conceitos de produção, de eficiência, eles estejam cada vez mais fortes na cabeça de cada um, quanto precisa de comunicação para fora do agro. Nós precisamos falar para fora do agro também, a gente precisa comunicar. […] Nós temos tantas coisas espetaculares em relação a vários aspectos, como sustentabilidade, por exemplo, e que muitas vezes isso não aparece para fora. Não aparece para a sociedade e muito menos em nível internacional. […] Nós, do agronegócio, precisamos cada vez mais apresentar as nossas histórias, mostrar para o mundo o que a gente faz de positivo”.

COMUNICAÇÃO EM MEIO À PANDEMIA

“A mídia eletrônica, com televisão, com internet, tem sido muito importante porque está mais difícil chegar nas fazendas, está mais difícil fazer dias de campo, congressos e eventos. As pessoas do agro tinham muita proximidade, o relacionamento acontecia de forma muito intensa nesses eventos e encontros. Então hoje a televisão ganhou uma relevância muito maior do que ela já tinha e as plataformas digitais também porque elas permitem que as pessoas conversem, troquem experiência, se comuniquem sem necessariamente ter contato físico direto. Do ano passado para cá, as ferramentas de comunicação foram fundamentais para garantir que o agro continuasse também avançando, que os produtores continuasse produzindo, se comunicando e crescendo em termos de conhecimento”.

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ADAPTAÇÕES DURANTE A PANDEMIA

“Uma das áreas onde nós sentimos muito foi a questão dos leilões. O leilão é uma entidade no Brasil, ele é fundamental para para disseminação de genética, foi fundamental na história da pecuária brasileira para disseminar conceitos e gerar negócios em todas as regiões do país. E quando aconteceu a pandemia, centenas de leilões presenciais acabaram sendo suspensos em função do distanciamento social. E o que acontece? As ferramentas de tecnologias foram fundamentais para o agro continuar rodando e os negócios acontecendo na pecuária, os leilões acontecendo”.

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UMA “FAMÍLIA DE SOLUÇÕES”

“Aqui no Canal Rural nós lançamos a plataforma do Lance Rural já há alguns anos, mas no ano passado, em fevereiro, por coincidência, a gente lançou o novo app um mês antes da pandemia. […] A gente entendia que precisava de uma plataforma digital com tecnologia própria, então as nossas equipes aqui dentro da emissora desenvolveram uma plataforma de transmissão de vídeo que é muito bacana do ponto de vista de tecnologia de imagem. Mesmo com uma internet não tão robusta, as pessoas conseguem acessar. Ela é uma tecnologia que suporta em qualquer lugar do país, em qualquer ambiente, uma boa transmissão. E essa tecnologia estava pronta quando começou toda a confusão da pandemia e o distanciamento social […] praticamente há um ano. Nós estávamos com a ferramenta pronta e o lance rural foi fundamental nisso”, recordou.

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Quando a crise chegou, o Agro já estava pronto

“Logo depois, em setembro, a gente sentiu a necessidade de criar um novo canal. E inauguramos o Canal do Criador, totalmente focado e dedicado aos negócios da pecuária. […] Desde a semana passada está nas principais cidades da pecuária nacional. Se você mora no interior […] e tem acesso à (operadora de tv por assinatura) Net, se a Net chega na sua cidade, busque nos canais 197 ou 697 e você vai acessar o Canal do Criador a qualquer hora do dia. […] A gente conseguiu chegar a mais de um milhão de pessoas em cidades específicas, onde realmente a agropecuária é relevante, no interior do Brasil. Isso se soma à Sky, onde o Canal do Criador já nasceu lá dentro, e está presente em todas as parabólicas, tanto as analógicas quanto as digitais, […] além, é claro, da internet. Todos os canais estão na internet, o Lance Rural também, presente em qualquer lugar”.

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“Somando tudo isso, no ano passado nós realizamos mais de 900 leilões. Foram 920 leilões no ano passado, somando a plataforma do Canal Rural, o Lance Rural e o Canal do Criador. Essa plataforma foi criada justamente num ano em que o pecuarista e a produção pecuária brasileira precisavam, especialmente para os leilões, de uma estrutura robusta de comunicação. […] Graças a Deus a gente tem essa estrutura toda montada no início do ano, nesse ambiente que a gente está vivendo agora de segunda onda, que está dificultando muito a realização de eventos presenciais”.

“As ferramentas estão à disposição. É realmente uma família de soluções tecnológicas, usando diversos satélites, para a gente chegar em qualquer lugar do Brasil e prestar esse serviço à pecuária nacional”, descreveu Cargnino.

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DIA INTERNACIONAL DA MULHER

“A gente vê a cada dia as mulheres ganhando mais espaço na produção agropecuária brasileira, sendo decisivas na gestão, na modernização das fazendas, da produção sustentável. homenagear as mulheres no dia 8 de março é algo muito especial e é muito bacana estar aqui hoje para fazer esta celebração, casando com a inauguração deste estúdio novo, com o novo Giro do Boi”.

Júlio fez menção ainda ao recado da ministra Tereza Cristina, do Mapa, enviado especialmente ao Giro do Boi para celebrar o 8 de março (acesse neste link). “É bacana ver a ministra Tereza Cristina. Ela é um grande exemplo para o agronegócio e para as mulheres. Eu estou há 13 anos no Canal Rural acompanhando toda a cobertura do agro, acompanhando o ministério da Agricultura, e acredito que a gente nunca teve uma ministra tão atuante e com tanta força dentro do Governo Federal para defender os interesses do agronegócio. Então parabéns, ministra Tereza Cristina! Com certeza, a senhora representa as mulheres do agronegócio. Acho que elas se sentem representadas pela ministra”, reconheceu.

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Quais as lições e as oportunidades da pandemia para o produtor rural?

Confira no vídeo a seguir a entrevista completa com o presidente do Canal Rural, Júlio Carnino.

Foto ilustrativa: Reprodução / Prodap