Oi, galera do agro que não para de inovar! O relato diretamente de Rondônia vai deixar muita gente por aí de queixo caído com a eficiência de um sistema de engorda de novilhas que é puro sucesso. Na quinta-feira, 21 de março, no “Giro pelo Brasil”, tivemos a chance de ver como a sabedoria e a estratégia certa podem transformar completamente o manejo do pasto e a produção de novilhas. Dá uma conferida nesse vídeo para ver de perto essa parceria que tá dando o que falar.
Ezequias Freitas, o cara que sabe tudo de agro e que é o originador do pessoal da Friboi lá de Ariquemes, RO, nos deu a letra sobre o trabalho excepcional do Jesulino Silva e seu filho Matheus Oliveira na Fazenda Salamanta.
Os dois não estão de brincadeira quando o assunto é produção pecuária de qualidade. Os Silva não apenas levaram um lote de novilhas top para o abate na unidade da Friboi de São Miguel do Guaporé, mas também deram uma aula de como fazer as coisas direitinho no campo.
Na visita do Ezequias, ele pôde ver de perto o tal desempenho no sistema rotacionado de pastagem, com a linhagem Panicum e Miyagui, que parece coisa de outro mundo.
Suplementação da novilhada bem estudada e implementada
O Jesulino, com aquela visão de águia para o negócio, estudou, planejou e aplicou uma suplementação à pasto com foco protéico energético e água de qualidade que resultou em novilhas Nelore passando dos 70 aos 90 dias de trato, cada uma fechando com um peso orgulhoso de 12 a 13 arrobas.
E olha que estamos falando de gado de 0 a 2 dentes!
Mas o lance de mestre veio com uma pitada de ousadia: depois de trabalhar um lote de 70 reses em 6 alqueires, o Jesulino tá planejando aumentar essa conta para 150 animais na mesma área, mantendo a qualidade da massa vegetal. Isso sim é que é ter visão de futuro!
Então, se você aí tá buscando inspiração para dar aquele upgrade no manejo da sua fazenda, fica de olho no que a família Silva tá aprontando na Fazenda Salamanta. Com a combinação certa de estudo, planejamento e um pouquinho de coragem, a qualidade do seu gado pode subir tanto quanto a lotação dos seus piquetes.