A MAIS NOBRE DAS PROTEÍNAS

Ciência comprova: boi castrado possui carne melhor que de boi inteiro

Confira quais são os caminhos para uma produção de bovinos de carne de qualidade na entrevista com a médica veterinária e doutora em zootecnia Angélica Simone Cravo Pereira, professora do departamento de Nutrição e Proteção Animal da Universidade de São Paulo (USP)

Uma série de estudos científicos estão reforçando cada vez mais uma grande verdade já praticamente incontestável: a carne de boi castrado possui uma qualidade muito superior do que a carne de bovinos inteiros. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Quem detalhou os destaques dessas pesquisas foi a médica veterinária e doutora em zootecnia Angélica Simone Cravo Pereira.

“Avaliamos a parte de qualidade, o pH da carne, e para isso avaliamos o metabolismo energético desses animais”, diz Pereira.

Ela é professora do departamento de Nutrição e Proteção Animal da Universidade de São Paulo (USP) e participou do programa Giro do Boi desta quarta-feira, 7.

Resultados científicos comprovam a qualidade do boi castrado

Quadro sobre a influência do pH na qualidade da carne bovina. Foto: Reprodução
Quadro sobre a influência do pH na qualidade da carne bovina. Foto: Reprodução

Assim, o pH é uma importante característica que além de influenciar a maciez, também influencia a cor e a capacidade de retenção de água da carne.

Tecnicamente o pH, ou potencial hidrogeniônico ou potencial hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.

Para a carne, os índices mais adequados são obtidos por bovinos machos castrados e, de forma semelhante, com novilhas. 

Carne macia está relacionado a boi castrado

Além de a maciez estar relacionada ao pH, bois castrados e novilhas produzem enzimas que também levam a contribuir para uma produção de carne macia.

“Algumas enzimas são responsáveis pela maciez da carne e verificamos que havia uma interação entre a condição sexual e o período de maturação”, diz Pereira.

Em geral, os bois castrados e as fêmeas tiveram uma carne mais macia quando submetida a período de maturação.

De olho no mercado diferenciado de carne

A avaliação da qualidade da carne é essencial para as empresas que desejam mover-se para nichos de mercados.

A qualidade da carne passa a ser um grande diferencial para conquistar os consumidores, que cada vez mais, estão preferindo este tipo de produto, como a carne bovina.

Os estudos estão avaliando inclusive a interação da genética de raças bovinas que vão render carne de qualidade, ainda na fazenda.

Links externos com pesquisas sobre a qualidade da carne bovina

Confira abaixo alguns links sobre as pesquisas destacadas pela pesquisadora e que servem de referência para o desenvolvimento da pecuária de corte brasileira.