Conheça agora uma das maiores raças de bovino do mundo, o Chianina (lê-se ‘quianina’). A raça foi o destaque do quadro Raças e suas Curiosidades do Giro do Boi desta sexta-feira, 22.
Os exemplares desse gado ficaram famosos por causa do porte. São considerados o maior do mundo. O animal pode chegar a 1,8 metro de altura. O touro Chianina pode atingir 1.700 quilos.
O Chianina é originário do vale de Chiana, localizado nas províncias de Siena e Arezzo na Itália.
A raça chegou ao Brasil na década de 1950, pelo Estado de São Paulo com a importação de apenas 8 exemplares. No início alguns criadores demonstraram interesse e o rebanho cresceu muito entre 1964 e 1972.
Características do Chianina
São animais longevos e férteis. Podem ir para o abate precoces, aos 18 meses, principalmente se forem bem suplementados com uma boa ração.
A raça foi muito utilizada para cruzamentos com raças zebuínas, principalmente com o Nelore, resultando em bezerros precoces e de grande porte.
Pelagem e carne do animal
Sua pelagem apresenta tonalidade branca porcelanada em ambos os sexos. Os machos podem apresentar uma coloração acinzentada, sendo facilmente observada na parte anterior do corpo.
O Chianina tem pêlo curto e sedoso, de couro fino e flexível e com pigmentação preta. A carne deste gado pode ser encontrada no mundo todo, principalmente na Itália, sua terra de origem.
Links de referência: