Estes três passos garantem até 35% de margem de lucro na fazenda

Confira as dicas do médico veterinário Cesar Franzon, gerente regional e de marketing da Terra Desenvolvimento. A consultoria reúne produtores em Campo Grande (MS) para debater as oportunidades para bovino de corte na próxima semana

O Giro do Boi desta quarta-feira, 1, destacou a importância de um trabalho de gestão bem alinhado na fazenda. Sabia que é possível garantir uma margem de lucro de até 35% a partir deste trabalho?

Quem falou sobre isso foi o médico veterinário Cesar Franzon, gerente regional e de marketing da Terra Desenvolvimento. Na próxima semana, a consultoria reunirá pecuaristas em Campo Grande (MS) para debater as oportunidades no mercado de carne bovina no País.

“Precisamos estar prevenidos e fazer um bom planejamento para conseguir se organizar e  acertar o alvo. Se conseguirmos acertar esse alvo e nos mantermos dentro do planejamento, fazendo um acompanhamento e seguindo os processos de monitoramento dos índices zootécnicos, nós vamos conseguir logicamente atingir nossos objetivos e com êxito”, diz Franzon.

Para o especialista há três passos essenciais para o pecuarista atingir seus objetivos:

1- Ajuste de lotação de bovinos por hectare;

2- Aumento de Ganho de Médio Diário (GMD) de peso dos animais;

3- Acerto no valor de venda.

“Precisamos de uma rentabilidade sobre o valor da terra de 3% a 6% ou 20% do que vale o rebanho para poder garantir a nossa margem. E aí trazendo uma margem de 20% a 35% sobre o que nós realizamos, dá para ganhar isso na atividade. O dinheiro está na fazenda. Nós precisamos aproveitar e tirar essa margem de lá”, diz o especialista.

Giro acelerado do boi

Para Franzon, as oportunidades de ganho começam na própria fazenda. O primeiro passo é com o ajuste de lotação. A tarefa requer um planejamento com reforma de pastos. A melhoria da área permitirá mais animais por hectare.

O pasto de boa qualidade aliado com uma suplementação aumenta o GMD dos animais. Com uma lotação maior e mais ganho de peso, o último item é fazer circular o estoque de boi gordo da fazenda, realizando a venda do gado. 

“Quanto mais eu girar os animais dentro da fazenda e tirar esse estoque, mais eu vou estar ganhando. Então, é quantas arrobas por hectare que eu produzi a mais que vai trazer o retorno para mim. É lógico que o preço de venda é importante pois ele é um dos índices que trazem a margem para dentro do nosso bolso”, diz Franzon.

Evento

Entre os dias 7 e 8 de junho, a Terra Desenvolvimento promove a 9ª edição do Encontro de Gestores. O tema deste ano é “Transformando riscos em oportunidades”. O evento deve reunir agricultores e pecuaristas para debater as tendências futuras de mercado e como aproveitá-las da melhor forma.

As apresentações serão desenvolvidas em formato inovador. O evento será nas salas de cinemas do Bosque Expo, que integra o complexo do Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande (MS). Clique aqui e confira a programação. Na grade do evento estão palestras, resultados de safra e casos de sucesso de fazendas.

Confira no vídeo abaixo a entrevista na íntegra: