No Giro do Boi Responde desta quinta-feira, 12, tirou a dúvida o telespectador Leandro, que mora no Estado do Acre. Ele pediu informações sobre o que os atuais dados científicos afirmam sobre a qualidade da carne de boi castrado.
Segundo o doutor em tecnologia de alimentos, Sérgio Pflanzer, professor da Universidade de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo é que há três grandes efeitos positivos da castração para uma carne bovina de qualidade:
1º efeito: Maior deposição de gordura subcutânea.
2º efeito: Maior deposição de gordura intramuscular (o marmoreio).
3º efeito: Maior maciez da carne.
“Quanto mais cedo este animal for castrado, mais ele vai ter um comportamento para uma deposição muscular voltada para a carne de qualidade. A castração ainda evita anomalias como carne escura”, diz o pesquisador.
Confira na íntegra a resposta no vídeo abaixo:
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Assim como o telespectador acima, você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualidade de carne, genética, cruzamento industrial ou demais dúvidas de manejo que você tiver na fazenda. Envie para o quadro “Giro do Boi Responde” no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].