Aproveitando vocação do extremo sul baiano, gado semiconfinado chega a 21,6@

Animais passaram pelo semiconfinamento no município de Teixeira de Freitas-BA; veja ainda lotes de novilhas vindos de Carneirinho-MG e Novo Mundo-MT

Conheça os lotes que foram atração do Giro pelo Brasil desta terça-feira, 22/02. Primeiramente, destaque para gado semiconfinado de Teixeira de Freitas-BA. Em seguida, novilhas de 16@ de Novo Mundo-MT e, por fim, novilhas de TIP em Carneirinho-MG.

ITAPETINGA-BA

Em primeiro lugar, nos destaques do Giro pelo Brasil, um gado semiconfinado que aproveitou o potencial da região em que passou pela engorda. “Teixeira de Freitas está no extremo sul. É uma região que chove bem, uma estação muito boa. A região é plana e tem uma vocação incrível para o semiconfinamento. Além disso, existem grandes empresários na região e é uma pecuária que vem se desenvolvendo muito. Então a gente acredita muito e está muito próximo lá da região de Teixeira que hoje está despontando mesmo como referência”, comentou o gerente de originação do Friboi de Itapetinga-BA, Eduardo Hagge.

O gado semiconfinado pesou média de 21,6@ e veio da Fazenda Itabaiana, propriedade de Sabrina Muniz Venância e de seu esposo, Cláudio Venâncio.

COLÍDER-MT

Logo depois do gado confinado, destaque para lote de novilhas vindas de Novo Mundo-MT. O lote de fêmeas de 2 a 4 dentes e 16@ de média veio do Sítio Santo Expedito, de Vilmo Braz Rizzi. “Ele chegou na região de Novo Mundo por volta de 2002, portanto é recente ainda. Em 2003, foi adquirindo vacas com touros PO e foi melhorando sua genética. […] A novilhada também que ele abate conosco nunca deixa a desejar no resultado final pela genética com que ele vem trabalhando. […] Uma novilhada jovem, precoce, boa, com carcaça e cobertura”, comentou o originador do Friboi de Colíder-MT Danilo Queyferr.

ITURAMA-MG

Por último, o Giro pelo Brasil exibiu registro de um lote de novilhas que engordam na TIP, ou seja, na terminação intensiva a pasto. O sistema viabilizou a engorda das fêmeas até as 14,7@ de média. “Quem produziu essa excelente qualidade foram os nossos parceiros e amigos, o Elson e o Celso Vilela (Fazenda Boa Sorte, em Carneirinho-MG). É uma novilhada toda crioula deles, praticamente fechando suas 15@. […] É uma novilhada que vem se adaptando na ração e eles finalizam na TIP”, comentou o comprador de gado do Friboi de Iturama-MG, Fernando Baleeiro.