
A pecuária brasileira se destaca na COP 30 como um dos setores com maior potencial de mitigação de emissões no agronegócio.
Um novo e robusto estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) aponta que a descarbonização na pecuária nacional pode atingir até 92% por quilo de carne produzida até 2050.
O levantamento, apresentado durante o encontro global sobre as mudanças climáticas em Belém, mostra que o setor tem um potencial de redução nas emissões de até 87% no total. Ao dividir essas emissões pelo potencial de carne gerada, o resultado é um potencial máximo de redução de 92% no quilo de dióxido de carbono equivalente por quilo de carne.
Confira:
Produtividade como motor da sustentabilidade
O estudo da FGV comprova que a pecuária intensiva e eficiente é a chave para a sustentabilidade, e a modernização do setor já mostra uma tendência de queda nas emissões:
- Aumento de produtividade: a pecuária nacional aumentou em 183% a produtividade desde 1990.
- Redução da área: no mesmo período, a área de pastagem utilizada caiu 18%, traduzindo-se em mais eficiência com menor impacto ambiental.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Estratégias e a mudança de narrativa
Atingir a meta de descarbonização de 92% exige a migração da teoria para a prática. O estudo indica que a meta só será alcançada intensificando o sistema e adotando as boas práticas agropecuárias:
- Recuperação de pastagens: fundamental para transformar áreas degradadas.
- Integração Lavoura-Pecuária (ILP): combina o uso eficiente do solo.
- Terminação intensiva: encurta o ciclo de vida do animal e reduz o tempo de emissão.
- Pacote tecnológico: uso de genética, aditivos, nutrição e bem-estar animal para aumentar a eficiência biológica.
O grande desafio da pecuária brasileira é mudar a narrativa no cenário global. Mostrar esses avanços na COP é a oportunidade de desmistificar a imagem do boi como vilão e posicionar a atividade como “parte da solução climática” e da segurança alimentar mundial.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.