No quadro Giro do Dia que foi ao na manhã desta terça, 19, o originador da Friboi no escritório de Rolim de Moura-RO Matheus Paduan Roz mostrou o embarque de novilhas terminadas em confinamento com alto grão na Estância Pereira, propriedade do pecuarista Gilberto Carlos Pereira em Alta Floresta D’Oeste-RO.
O lote, de 40 fêmeas Nelore jovens, foi terminada com 73 de dieta intensiva, conforme contou o pecuarista, entre período de adaptação e fechada no cocho. “Elas estão com 73 dias no alto grão entre adaptação e presas”, confirmou Gilberto.
“As novilhas estão bem gordinhas”, observou Roz. “A intenção do Gilberto é intensificar mais aqui, vai aumentar mais a área do confinamento para poder tratar de mais animais e poder sair um pouco do arrendamento, conseguir engordar uma quantidade maior de animais dentro da propriedade mesmo”, disse o originador, adiantando os planos do titular da Estância Pereira.
O produtor também exibiu um lote de novilhas cruzadas que devem passar pelo mesmo sistema de terminação, uma vez que ficou satisfeito com o resultado. “Esse gado já vem com uns oito a dez dias pré-adaptação, são animais aproximadamente de ano a 14 a 15 meses de vida e a tendência é nós fecharmos eles”, revelou.
+ Saiba como fazer aclimatação e adaptação de bovinos ao confinamento
+ Fazenda cria sistema para antecipar adaptação dos bovinos ao confinamento
Gilberto exibe lote de fêmeas cruzadas que entrará em regime de confinamento.
No caso do lote de novilhas cruzadas, Gilberto apontou que são animais de compra, ou seja, de reposição, mas contou que já teve resultados expressivos a partir de suas fêmeas crioulas. “As crioulas, na mesma idade, morreram com 14 meses de vida pesando quase 17@ de média”, enalteceu.
Além do cuidado com a dieta intensiva de terminação, o produtor também se preocupa com a recria dos animais na fazenda e, por isso, a pastagem é sempre bem tratada dentro de sua porteira. “O Gilberto é um grande pecuarista, vem intensificando a fazenda, vem reformando as pastagens. Ele é bastante preocupado com o capim, que hoje, querendo ou não, possibilita uma produção mais barata do bovino. Então ele vem intensificando, vem reformando, vem pegando corpo no confinamento. Ele é bastante cuidadoso nessa parte e estão aí os animais Aberdeen Angus que vão entrar agora em confinamento. Vamos ver que média vão sair, mas ele já fez muitos trabalhos com Aberdeen e tem obtido grandes resultados”, concluiu Matheus Roz.
Leia também:
+ Vai usar dieta de grão inteiro no confinamento? Saiba como o bagaço de cana pode te ajudar
+ Saiba como aproveitar melhor o grão e aumentar em 20% a eficiência do boi confinado
+ Bois confinados no alto grão levam título do Circuito Nelore 2020 em Pimenta Bueno-RO
+ Giro do Dia: novilhada Nelore confinada no grão inteiro em Vilhena-RO
Veja mais registros da visita à Estância Pereira: