A questão veio do interior paulista, do município de Pirassununga. Um telespectador escreveu em mensagem ao Giro do Boi que quer saber se terá bom resultado criando o Nelore de pelagem padrão com a variação Nelore Pintado.
“O Nelore Pintado é uma variabilidade de pelagem. […] Tem o branco com preto e o branco com marrom. É muito comum utilizar o Nelore de pelagem branca, o Nelore padrão, convencional, nos cruzamentos com Nelore Pintado”, tranquilizou o zootecnista Ricardo Abreu, gerente de fomento da ABCZ, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.
Abreu destacou que o produtor deve aliar a beleza exótica do Nelore Pintado com características produtivas do Nelore comum. “Nós queremos também que o animal tenha um bom desempenho de peso à desmama, para quem faz cria, um bom desempenho para peso ao ano, ao sobreano, aliando isso às características reprodutivas, como precocidade sexual, aliando a características de habilidade materna. Então o gosto seu pelo tipo do Nelore Pintado é muito bem vindo, tanto que tem um mercado crescente para comercialização desta variedade de pelagem, e você pode realmente fazer o cruzamento nas diferentes pelagens. Repetindo: deve-se agregar a esta questão da cor, da variedade de pelagem, as características econômicas, porque assim você vai ter mais rentabilidade do seu negócio”, valorizou o zootecnista.