ESPORTE E CARNE BOVINA

Ultra-atleta brasileiro e carnívoro é campeão em prova de mais de 500 km em mundial no Havaí

Com uma dieta baseada exclusivamente em proteína animal, Alessandro Medeiros desafia paradigmas e conquista feito inédito no esporte mundial

Ultra-atleta brasileiro e carnívoro é campeão em prova de mais de 500 km em mundial no Havaí
Ultra-atleta brasileiro e carnívoro é campeão em prova de mais de 500 km em mundial no Havaí

O brasileiro Alessandro Medeiros, de 54 anos, alcançou um marco histórico no esporte nacional ao vencer sua categoria (50-59 anos) no Mundial de Ultratriatlo realizado no Havaí. Em três dias de competição, ele percorreu 515 km – sendo 421 km de ciclismo, 10 km de natação e 84 km de corrida – tudo em jejum total. Assista ao vídeo abaixo e confira essa história.

Com uma dieta carnívora baseada em proteína animal, especialmente carne bovina, Alessandro quebrou paradigmas no esporte e na nutrição.  

Uma dieta carnívoro que desafia padrões

Alessandro Medeiros, ultra-atleta brasileiro e carnívoro. Foto: Divulgação
Alessandro Medeiros, ultra-atleta brasileiro e carnívoro. Foto: Divulgação

Há cinco anos, Alessandro adota uma alimentação carnívora exclusivamente composta por proteína e gordura animal, sob orientação da nutricionista Letícia Moreira.

Segundo Letícia, essa abordagem não só aprimorou o desempenho físico do atleta, mas também trouxe benefícios à saúde, como redução de dores musculares, melhora na composição corporal e maior clareza mental.

Para o Mundial, a preparação incluiu jejuns de 24 horas e treinos intensos com uma única refeição diária à base de carne e gordura.  

“Mostramos que é possível atingir alta performance e saúde sem depender de carboidratos. Essa é uma quebra de paradigma no esporte e na nutrição”, afirmou Letícia, que também acompanhou o atleta durante a competição no Havaí.  

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Superação e legado do ultra-atleta

Ultra-atleta na prova de natação em mar aberto. Foto: Reprodução
Ultra-atleta na prova de natação em mar aberto. Foto: Reprodução

Mesmo competindo com atletas mais jovens, Alessandro não só garantiu o título de sua categoria, como também alcançou a 7ª colocação geral no Mundial. Ele reforça que a carne, além de ser seu principal combustível, é um alimento completo e nutritivo:

“Essa dieta melhora a performance e a saúde. Mostramos que é possível competir em altíssimo nível com base em um alimento ancestral”, diz Alessandro.

Os dados coletados durante a prova farão parte de um estudo científico que busca desvendar os efeitos da dieta carnívora na nutrição esportiva.

Letícia destaca que os resultados já apontam para novos caminhos na nutrição humana e esportiva, desmistificando o papel do carboidrato como única fonte de energia.

Impacto na pecuária e no esporte

O exemplo de Alessandro também impulsiona a valorização da pecuária brasileira, mostrando a importância da carne bovina como fonte de nutrição e longevidade.

Sua conquista vai além do esporte, inspirando profissionais de nutrição, saúde e atletas a repensarem hábitos alimentares e quebrando preconceitos sobre o consumo de carne.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.