Nesta terça, 09, o novo presidente da Asbram, Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais, Daniel Guidolin, aproveitou sua participação no Giro do Boi para responder dúvida de um criador de Prudentópolis, no Paraná.
O pecuarista disse que está suplementando suas vacas de cria com sal 60 ADE e perguntou se poderia passar a suplementar com o sal 80, cujo preço é o mesmo.
“Eu acho que o (sal) com ADE não substitui as necessidades de macrominerais. A gente está falando de fósforo. Você misturar o 60 não significa que sua vaca está sendo suplementada em quantidade adequada de fósforo. Eu não sei como é sua terra, sua propriedade. Às vezes você tem um capim que já entrega isso, então poderia, sim, dar um 60. Mas a gente está entrando em um momento de seca, então a principal necessidade das pastagens agora, provavelmente, vai ser proteína”, ponderou Guidolin.
+ Análises laboratoriais de solo e pastagem podem determinar volume ideal de suplementação
“Eu recomendaria que você olhasse para o suplemento com ureia ou pelo menos suplemento proteico. […] Você vai ter um consumo 20% superior ao mineral e os preços são equivalentes, então vamos falar que você vai ter um desembolso maior. Porém sua vacada provavelmente vai ficar muito melhor porque agora é o momento de aproveitar […] melhor a forragem. […] Minha recomendação seria ir mais para esse caminho do que você substituir o sal 60 ADE por um 80”, apontou.
Guidolina fez alerta também para o produtor evitar a intoxicação por ureia, colocando no cocho uma quantidade maior do que a recomendada. “Também é importante dizer que os produtos com ureia têm um nível adequado de manejo e uma pequena adaptação, e aí uma empresa qualificada, uma empresa que esteja dentro da Asbram, é capaz de orientar bem o produtor. Quem puder procurar por empresas e quiser tirar dúvidas, a Associação tem lá dentro do site dela o link dos associados para vocês escolherem o que melhor atender”, recomendou.
+ Confira a lista de empresas associadas da Asbram e como entrar em contato
Leia também:
+ Como suplementar as diferentes categorias de bovinos em meio à seca?
+ Improdutividade à vista: 30% das fazendas ainda suplementam gado com sal branco
Veja a entrevista completa com Daniel Guidolin ao Giro do Boi desta terça, 09: