A Friboi está lançando a segunda fase da campanha “Bem-estar animal: eu respeito e pratico” com o objetivo de conscientizar pecuaristas sobre a importância das boas práticas de manejo tanto pelo ponto de vista ético, como para garantir segurança aos colaboradores das fazendas de gado de corte e também um produto de melhor qualidade. Segundo o vídeo divulgado pela companhia, o bem-estar animal reduz perdas de produtividade, melhora a qualidade da carne e, por isso, amplia suas possibilidades comerciais.
A campanha destaca a importância de eliminar algumas práticas comuns na rotina do curral, como as que seguem:
1 – Evitar movimentações e distrações no entorno do curral durante o manejo, incluindo pessoas, veículos e outros animais;
2 – Evitar superlotação curral, não mantendo os animais presos por longo período;
3 – Não deixar o bovino isolado de seu grupo por muito tempo;
4 – Não permitir o pisoteio do animal, que, ao cair, deve ter suporte para se levantar imediatamente;
5 – Evitar sons estridentes, como batidas de porteiras metálicas, além de nunca fechar ou jogar a porteira em direção dos bovinos;
6 – Nunca utilizar as bandeiras brancas para agredir o animal;
7 – Evitar o uso do bastão elétrico ou da vara com ferrão na ponta;
8 – Ter sempre em mente que, no manejo do gado, devagar é mais rápido: os tratos devem ser feitos sem correria, gritaria e agressões.
Nas unidades Friboi em todo o país kits serão distribuídos para reforçar as boas práticas, incluindo pôsteres com os conceitos básicos de bem-estar animal para serem fixados nos currais, livretos didáticos sobre boas práticas de manejo (faça o download aqui) e bandeiras brancas para manejar os animais. Para ter o kit em mãos, basta o pecuarista fornecedor da companhia dirigir-se até a unidade mais próxima e acionar a equipe de originação.
Veja os detalhes pelo vídeo abaixo: