Estação das águas está acabando? Momento é ideal para fazer o diferimento de pastagem

Estratégia para a produção do chamado “feno em pé” garante reserva de alimentos para a boiada na entressafra

No quadro Giro pelo Brasil desta quarta, 10, o zootecnista Bernardo Veras, representante técnico e comercial da Corteva Agriscience, a divisão agrícola DowDuPont, chamou atenção para o momento ideal para fazer o diferimento de pastagem, ou seja, a reserva de pasto para a produção do chamado “feno em pé”, que garante forrageira disponível para o gado na época da seca.

Diferimento de pastagem ocorre com a vedação do piquete no final da estação chuvosa. “Vai começar o período de seca, que é um período muito longo quando a gente tem que ter bastante pasto para manter os animais”, alertou Veras.

Veras advertiu que, ao decidir pela vedação, é desejável que as pastagens a serem diferidas estejam saudáveis, com alguns pontos de atenção para o controle de plantas daninhas. O final do ciclo das águas representa também o ciclo final das ervas, que já estão florescidas, justamente quando o combate é mais difícil. A recomendação é solicitar a visita de um técnico que possa fazer um diagnóstico preciso, possivelmente com dose reforçada, para evitar subdosagem, por exemplo.

Veja a entrevista completa: