O Giro do Boi exibiu nesta terça, 22, mais uma reportagem da série especial gravada nas unidades da Embrapa localizadas em Campinas e Jaguariúna, no interior do estado de São Paulo. Desta vez, o repórter Marco Ribeiro foi até a sede da Embrapa Informática Agropecuária conversar com o pesquisador Luís Gustavo Barioni, engenheiro agrônomo, mestre em sistemas de gerenciamento de agricultura e doutor em ciência animal e pastagens.
A unidade, junto à Embrapa Cerrados, foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento do Embrapa Invernada, um programa gratuito para computadores desktop com sistema operacional Windows desenvolvido para apoiar as tomadas de decisão do pecuarista. O software auxilia não somente no planejamento forrageiro, mas também integra sistemas produtivos, como engorda com suplementação ou em confinamento, e estima o desenvolvimento dos animais ao longo do período.
Por meio de modelos matemáticos, o Embrapa Invernada reúne informações climáticas, tipos diferentes de dieta e simula cenários diversos para o produtor, podendo indicar projeções para rotação de pastagens e até seu desenvolvimento foliar.
“Ele tem modelos matemáticos que permitem a estimativa da produtividade de forragem das pastagens ao longo do ano, tem modelos que permitem calcular as taxas de crescimento dos animais e também as exigências nutricionais para saber se a dieta está balanceada. Além disso, também permite criar cenários de manejo nos quais você pode estar suplementando o animal a pasto, pode criar sequências de manejos como quando o animal está a pasto e vai para confinamento, então é um programa versátil neste sentido”, explicou Barioni.
O software é gratuito e o download está disponível pelo link abaixo:
Veja pela entrevista abaixo todos os detalhes relativos ao programa em entrevista com Luís Gustavo Barioni: