O quadro Giro Tecnológico resumiu em 10 partes os principais assuntos do “Economia da Pecuária de Corte”, escrito pelo autor Ivan Wedekin. Ao todo, Wedekin levará ao ar onze vídeos baseados em cada um dos capítulos do livro, que aborda temas que vão desde a cadeia produtiva da carne até a inserção do produto no mercado mundial.
Confira no vídeo os outros temas que serão apresentados no G-Tec.
Neste capítulo Wedekin apresenta a cadeia produtiva da pecuária de corte brasileira e seu papel no mercado global. Segundo o escritor, os setor movimenta anualmente R$ 483 bilhões (entre insumos, produtores, frigorífico, varejo e outros serviços) e é o segundo que mais contribui para a geração de valor do agronegócio brasileiro, ficando atrás apenas do complexo soja.
Veja mais informações no vídeo abaixo:
Wedekin faz uma breve apresentação do terceiro capítulo de seu livro que retrata sobre o posicionamento do Brasil como exportador no mercado global de proteína vermelha.
Em vídeo, o escritor detalhou o caminho percorrido pelo Brasil para se tornar um dos principais players no mercado mundial de carne bovina, sendo atualmente o quarto maior consumidor mundial, segundo maior produtor mundial da proteína e líder em exportação, um local no podium compartilhado com a Índia.
Veja o Giro Tecnológico na íntegra.
O quinto capítulo retrata a “Produção de carne bovina no Brasil”, que aborda o avanço da integração, a expansão da atividade e a modernização do segmento . O capítulo também retrata as raízes históricas da produção brasileira, incluindo seus ciclos econômicos, e fala ainda da expansão permanente do rebanho nacional, independentemente de oscilações de preços.
Confira o vídeo completo.
Wedekin relembrou fatos históricos sobre a indústria da carne bovina no Brasil, que passou por percalços, como a crise no abastecimento. O escritor também falou sobre as instalações de frigoríficos europeus no País e os movimentos contra as exportações da carne bovina, que acabou levando as indústrias para o interior.
Confira o G-Tec completo no vídeo abaixo.
Em três partes ele comenta sobre cria, recria e engorda e sobre gestão na pecuária. Comenta sobre o desenvolvimento das diversas opções de pasto cultivado e a intensificação da pecuária que vivencia um desnível de produção, onde algumas fazendas produzem 5 ou 6 arrobas por hectare ao ano, e outras mais de 30 arrobas por ano.
Confira o G-Tec na íntegra.
Um dos pontos de atenção é o comentário referente ao mercado atacadista e varejista da carne bovina. Wedekin comenta que o atacado “comanda” a formação dos preços da pecuária. Já no varejo, Ivan ressalta a “demora” de repasse de valores ao consumidor que pode chegar a três meses.
Neste episódio, Wedekin comenta sobre os fatores que determinam a demanda da carne bovina. Com um número expressivo de consumidores, cerca de 208 milhões, alguns fatores são essenciais para descobrir as influências, tais como renda, gostos e preferências.
Confira mais detalhes sobre este tema na íntegra com Ivan Wedekin.
Desta vez o escritor Ivan Wedekin trouxe explicações do penúltimo capítulo do livro, “Economia da Pecuária de Corte” , que aborda os fatores determinantes da oferta de carne bovina.
Veja na íntegra.
No último capítulo o escritor traz resumo que apresenta a volatilidade dos preços das commodities e a influência da macroeconomia da pecuária. “Existem diversos fatores que determinam os preços das categorias de bovinos. Começando por índices zootécnicos, taxa de natalidade, ganho de peso e ciclos da pecuária”, comenta o escritor em uma de sua explicações.
Confira na íntegra mais uma edição do Giro Tecnológico.