A dúvida veio de São Gonçalo do Rio Abaixo-MG, de onde escreveu o criador Edson Silveira. Ele disse em mensagem ao Giro do Boi que quer obter um gado com uma produção de leite um pouco maior e tirar bezerros mansos, bons para a engorda e pergunta se é uma boia ideia inseminar vacas holandesas com touros Senepol.
No Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta quinta, 19, o zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics, deu sua sugestão ao pecuarista.
Segundo Marquez, o cruzamento resultado em bons bezerros, cujo melhor aproveitamento é para corte – seja dos machos ou das fêmeas. “Já tem muitos experimentos com esse cruzamento e a gente vê que o resultado dele é para terminação”, confirmou.
“É o resultado em que você vai aproveitar as fêmeas e os machos através de algumas características. Você vai ter animais que são rústicos, uma característica trazida ali do Senepol, você vai ter animais com muita padronização na sua morfologia, na sua pelagem, eles vão ser animais de pelo zero, com muita docilidade e também com muita precocidade. Isso é o que o cruzamento vai te trazer”, detalhou.
Mas quanto à produção de leite, embora o pecuarista possa ter algum resultado mais expressivo por conta da heterose num primeiro momento, o resultado não seria tão expressivo quanto fazer o choque de sangue com outra raça especialista.
“O Senepol tem uma habilidade maternal e quando você tem o leite vindo da raça Holandês, quando une com o Senepol, você vai ter, sim, uma produção de leite. Não é igual ao resultado da cruza de dois animais especializados para leite, como se eu pegasse o Holandês e cruzasse com Gir leiteiro, Girolando, com Jersey, mas por outro lado, nesses cruzamentos eu não teria o aproveitamento total da parte do macho, da parte dos bezerros”, ponderou.
“Eu gosto desse cruzamento, acho que você vai ter padronização dentro da sua cria e aí, sim, gerar uma boa comercialização”, concluiu.
Leia também:
+ Que raça cruzar com o Holandês para criar uma vaca “bruta, rústica e sistemática”?
Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado leiteiro? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Pelo vídeo abaixo é possível acompanhar todas as considerações do especialista: